Por Hugo Malagoli, Diretor Regional Núcleo SC
Todos os anos, nessa época de inverno, centenas de Pinguins juvenis da espécie Magalhães deixam seu habitat natural e aventuram-se pelos mares do sul do país em uma verdadeira saga .
Centenas fazem a migração que naturalmente selecionará os melhores e mais fortes espécimes, que então voltarão para sua colônia.
No decorrer do percurso, muitos morrem e outros tantos se perdem em sua viagem. E os sobreviventes que aparecem nas praias de SC são o foco da nossa ação.
Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, o núcleo de voluntários fará o monitoramento e caso encontre algum em situação crítica, irá resgatar e encaminhar ao CETAS (centro de triagem de animais silvestres) no bairro Rio Vermelho.
Informamos as pessoas em geral que ao encontrarem esses animais na praia não tentem alimentá-los e muito menos colocá-los na geladeira ou freezer. Deve-se colocá-los em caixa de papelão forrada com jornal e ligar para as autoridades competentes, neste caso, a Polícia Militar Ambiental de SC no fone (48) 3269 7111 que fará o recolhimento.
A Sea Shepherd só fará o recolhimento se estiver próximo ao local, pois não somos órgão governamental que recebe verba para isso. Fazemos o que é possível fazer, como cidadãos comprometidos, mas dentro de nossas possibilidades de recursos humanos e financeiros.