Notícias

Sea Shepherd dá boas-vindas ao lendário mergulhador para nosso Conselho de Administração

A Sea Shepherd tem a honra de receber Enzo Maiorca e sua filha, Patrizia Maiorca, para o Conselho de Administração Internacional da Sea Shepherd. Enzo é conhecido em todo o Mediterrâneo como o Rei do Abismo. Ele é um lendário mergulhador livre, que estabeleceu vários recordes mundiais durante sua carreira de mergulhador. O cineasta francês Luc Besson ficou tão inspirado pela vida de Enzo Maiorca que produziu um filme chamado The Big Blue, inspirada em Enzo Maiorca e no mundo de mergulho livre competitivo.

Durante a Operação Fúria Azul, a campanha da Sea Shepherd para defender o atum azul no Mediterrâneo, o Steve Irwin ficou ancorado em Siracusa, na Sicília, Itália. Lá, o Capitão Watson conheceu Enzo Maiorca, e eles trocaram um aperto de mão que foi um marco na história dos oceanos. O mergulhador lendário livre compartilhou uma profunda experiência que ele teve no oceano:

Enzo Maiorca visita o Steve Irwin em Siracusa, Itália. Foto: Sea Shepherd

“Anos atrás, quando estávamos mergulhando, um golfinho macho guiou minhas filhas, Rossana e Patrizia, e eu, quase levando-nos por nossas mãos, e nos deu a chance de salvar um golfinho fêmea que estava enroscado nas malhas de uma rede de pesca . Eu sustento que suas ondas cerebrais influenciam nossas mentes. O que é certo é que os nossos braços foram a maca por meio do qual nós levamos aquele pobre animal exausto, minado pela contrações, para a superfície. Assim que ela chegou na superfície, depois de respirar espuma e sangue, ela deu à luz um filhote de golfinho sob o olhar atento de seu companheiro. O pequeno foi levado para os mamilos de sua mamãe por movimentos suaves de bico do golfinho adulto. Eu gosto de pensar que naquele dia reuni uma família. Tanta raiva permeou meu ser quando me dei conta do massacre ilegal de cetáceos em Taiji, junto com o massacre perpetrado ilegalmente pela frota baleeira japonesa no Santuário Antártico das Baleias, que eu só posso condenar – sem quaisquer circunstâncias atenuantes – aqueles piratas do Sol Nascente, verdadeiros piratas que trazem morte e destruição irremediável para os mares deste mundo.”

Enzo e Patrizia Maiorca mostram seu apoio para a Sea Shepherd. Foto: Sea Shepherd

A filha de Enzo, Patrizia, uma campeã mundial de mergulho livre, também se tornou membro do Conselho de Administração da Sea Shepherd. Uma ambientalista trabalhando incansavelmente para recuperar redes descartadas, que continuam a matar animais selvagens em nossos oceanos, Patrizia conheceu o capitão do Bob Barker, Peter Hammarstedt, no Festival Vegetariano em Gorizia, na Itália. “Enzo e Patrizia me disseram uma vez que a razão de nunca pararem com o mergulho livre é que esses preciosos minutos debaixo d’água é quando eles estão mais em paz. Como eles atingem as maiores profundidades, encontram-se cercados pelo azul por todos os lados, e o tempo desacelera, lembrando-lhes que eles são uma parte do mundo natural, e não algo separado dele. Minha esperança é que, como membros do Conselho de Administração da Sea Shepherd, eles vão se sentir como se estivessem rodeados pelo grande azul todo o tempo”, disse o capitão Hammarstedt.

“Estamos orgulhosos de ter a história viva do mergulho livre em nossa equipe internacional, e estamos confiantes de que, graças a esses embaixadores do azul profundo, nossos oceanos serão mais e mais firmemente defendidos e protegidos, até mesmo no seu canto mais remoto, para as gerações futuras”, disse Andrea Morello, Coordenador para a Sea Shepherd Itália.

 

Bem-vindos a bordo, Enzo e Patrizia!

Capitão Hammarstedt aborda a multidão no Festival Vegetariano em Gorizia, Itália. Foto: Sea Shepherd
Traduzido por Raquel Soldera, voluntária da Sea Shepherd Brasil

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!