Notícias

Sea Shepherd convoca boicote coletivo à Islândia

A Sea Shepherd Conservation Society está convocando um boicote para tudo que venha da Islândia.

“A Islândia cuspiu em conservacionistas de todo o mundo, com seu anúncio extremista, que pretendem matar 150 baleias Fin em perigo de extinção e 100 baleias Minke esse ano” disse Capitao Paul Watson.

A baleia Fin está listada como espécie em extinção e a Islândia já violou a lei internacional de conservação por exportar carne de baleia Fin para os mercados do Japão sem os requerimentos da CITES que regula a exportação. Comercializar espécies em extinção é ilegal sob as provisões da Convenção Internacional de Comércio de Espécies em Extinção.

O mesmo tipo de atitude despreocupada e extremista que contribuiu para a quebra de toda estrutura econômica da Islândia se volta agora contra espécies em extinção. A Islândia se considera acima das leis de proteção à natureza. O mesmo gorverno que basicamente destruiu a economia da Islândia agora anunciou guerra às baleias no mesmo momento que saem do poder.

“Isto é basicamente um ato de sabotagem ao novo governo, um ato de amargura contra o novo governo” disse Ami Finnsson da Associação da Conservação de Natureza da Islândia(INCA) para uma reportagem da BBC.

“Há um enorme surto de países matadores de baleias essa semana.” Disse Capitão Paul Watson. “Com o Japão, Islândia e Noruega flexionando seus músculos e empurrando agressivamente por cotas mais altas e mirando em espécies em extinção.”

Isto na verdade é um jogo dos países interessados em retomar a caça para forçar as outras nações membros da Comissão Baleeira Intercional a responderem com uma proposta “intermediária” permitindo-lhes retomar o comércio de baleias com cotas “reduzidas”.

A Islândia parou com a caça de baleias em 1986 depois que a Shepherd Conservation Society afundou metade de sua frota baleeira no porto de Reykjavik. Dois dos quatro barcos baleeiros foram sabotados pelos ativistas da Sea Shepherd e a fábrica de processar carne de baleia foi destruída. Os dois barcos nunca foram consertados e a caça às baleias na Islândia foi encerrada por duas décadas. Em 2006, a Islândia anunciou uma pequena cota e agora esta cota aumentou consideravelmente.

A Sea Shepherd Conservation Society está convocando e irá promover um boicote a todos os produtos islandeses.

“Nós vamos dizer para as pessoas em todo o mundo para não comprarem vodka, blusas e peixes da Islândia, para não irem fazer turismo e não usá-la de estação para abastecer seus jets particulares.” disse Capitão Paul Watson.

Jeff Skoll, o fundador da E-Bay (Mercado Livre), e o produtor Hollywoodiano, Bob Yari, informaram à Islândia que ambos não usarão tal país para reabastecer seus aviões particulares na rota para a Europa.