Notícias

Sea Shepherd Brasil retoma esforços contra derrames de óleo

A equipe da Sea Shepherd Brasil no período de Setembro a Dezembro de 2007, retornou a Bacia de Campos para desenvolver mais um programa de mobilização comunitária em derrames de óleo. O Programa foi desenvolvido em 15 municípios litorâneos dos estados do RJ e ES e atendeu cerca de 400 pescadores de comunidades artesanais de pesca e aproximadamente 600 alunos de escolas municipais.

“Tivemos como objetivo dar continuidade ao projeto da Sea Shepherd Brasil de treinar, e mobilizar comunidades litorâneas visando a prevenção e recuperação de ecossistemas e animais marinhos afetados por vazamentos de óleo”, diz a Diretora Geral da ONG no Brasil, Sandra Severo.

Um derrame de petróleo no mar é uma situação de emergência que coloca em risco todo o ambiente afetado, a vida marinha e a vida das pessoas que vivem no local. As situações críticas que envolvem um derrame de petróleo requerem um envolvimento da comunidade local e de voluntários. Por isso, é muito importante que a comunidade esteja mobilizada para que possa colaborar e diminuir os danos causados ao meio ambiente.

“Os técnicos e voluntários da Sea Shepherd Brasil sabem muito bem dos horrores que derrames de óleo causam a vida marinha. Em 2000 auxiliamos nas atividades de recuperação da Baía de Guanabara afetada pelo derramamento de mais de 2.500 toneladas de petróleo”, comenta Daniel Vairo, Conselheiro da Sea Shepherd no Brasil. “A ONG nesta ocasião foi responsável pela criação do plano para salvar golfinhos em situações de derrames de óleo na Baía da Guanabara/RJ”.

A Sea Shepherd Brasil trabalha desde 1999 com técnicos de organizações não governamentais e governamentais, universitários, comunidades tradicionais de pescadores e comunidade em geral visando a formação da Primeira Rede de Voluntários apta para agir e salvar animais marinhos em casos de derrames de óleo. Em 8 anos a Sea Shepherd Brasil treinou milhares de voluntários e diversas organizações foram equipadas pela ONG com um kit de equipamentos de resgate e salvamento da fauna marinha em casos de derrames de óleo.

Esta iniciativa da Sea Shepherd Brasil continua sendo única, repercutindo de forma bastante positiva e estimulando comunidades e voluntários a tomarem parte de ações efetivas de conservação da vida marinha. Prova disso são os mais de 50 cursos que a ONG já ministrou de forma independente, em todo o território brasileiro, a pedido de Universidades, indivíduos e órgãos públicos. Além disso, o Projeto de Capacitação de Voluntários – “Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Óleo” foi o único projeto brasileiro selecionado para a II Conferência da Juventude Tunza, em Bangalore/Índia, promovido pelo PNUMA /ONU em outubro de 2005.

—————————————————————————————————–
Divulgue o nosso curso de capacitação “Ações para salvar animais marinhos em derrames de petróleo”, forme grupos de interessados.
Clique aqui

Back to list

Related Posts