Notícias

Sea Shepherd Brasil realiza ação ambiental com o Moita’s Adventures em Saquarema (RJ)

Por Luiz André Albuquerque, Diretor Regional do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro

No último sábado (28/07), o Núcleo Carioca do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), em conjunto com os ambientalistas do Moita’s Adventures, agência de ecoturismo e esportes de aventura, realizou um evento denominado “Abraço a Saquarema”, onde foram realizadas atividades educativas e esportivas, como a limpeza na Ilha do Gato e uma limpeza subaquática em pequena parte da Lagoa de Saquarema, além de passeios de barco e slackline.

Foto: Claudio Paschoa

Saquarema é uma cidade situada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sediando costumeiramente diversos campeonatos de surf na Praia de Itaúna, que é conhecida como o “Maracanã do Surf”.

Foto: Claudio Paschoa

As atividades iniciaram-se às 09:00 horas da manhã. Os voluntários dividiram-se em dois barcos, guiados pelos pescadores da Colônia Z-24, e, munidos de sacos biodegradáveis e luvas, foram até a Ilha do Gato, preparados para o trabalho de limpeza.

Foto: Luiz André Albuquerque

Comumente, a Ilha do Gato retém parte do lixo urbano, que é lançado pelos frequentadores de festas que são realizadas em casas comerciais e particulares situadas à beira da lagoa, além dos resíduos deixados pelos visitantes do local.

Foram encontradas muitas linhas de pesca enroladas na vegetação, misturadas a sacos plásticos, garrafas Pet, e grandes pedaços de vidro, que poderiam causar sérios acidentes e danos ao ecossistema.

Foto: Luiz André Albuquerque

O evento teve a participação de moradores da cidade e de Heike, turista alemã em férias no Brasil, que passando pelo local, elogiaram a iniciativa e juntaram-se à ação de conscientização ambiental.

Foto: Claudio Paschoa

Em seguida, os participantes do evento realizaram uma limpeza subaquática sob a ponte de entrada da cidade em uma pequena parte da margem da lagoa.

No período aproximado de duas horas e meia de ação, foram pesados 78 kg de lixo dos mais variados tipos, sendo encontrados também materiais sem condições de pesagem no local, tais como: caixote de madeira, hastes de ferro, armação de barraca, cordas e tiras de alumínio e ferro, estimando-se o total de 100 kg de detritos retirados da lagoa.

Foto: Claudio Paschoa

O evento foi considerado muito produtivo, sendo o primeiro de uma série de ações ambientais que realizaremos nesta cidade. Esperamos contar com a presença de mais moradores na próxima ocasião.