SEA SHEPHERD BRASIL NO SÃO PAULO BOAT SHOW e PADI DIVE FESTIVAL 2015
Sea Shepherd Brasil esteve presente no São Paulo Boat Show e no 14º Padi Dive Festival que aconteceu no início de outubro. Na capital paulista reuniram-se milhares de pessoas para a maior feira de barcos e mergulho da América Latina. Houve também palestras com os palestrantes mais renomados como também dezenas de expositores do Brasil e do exterior.
No grande evento, a Sea Shepherd pode expor aos visitantes no estande as campanhas nacionais, a missão em defesa, conservação e proteção dos oceanos como também filiou novos voluntários na aquisição dos produtos oficiais.
Foram seis dias de muita informação, ativismo ambiental, voluntariado e boas compras. Os visitantes e convidados que visitaram nosso stand tomaram conhecimento da Campanha “Mar Adentro” que tinha o objetivo de ajudar o Instituto Sea Shepherd Brasil a adquirir um motor de embarcação e estar mais presente no litoral brasileiro, campanha esta que foi um grande sucesso. Aguardem, novidades estão por vir !
E ainda tiveram ciência sobre as outras campanhas nacionais em andamento, como a Campanha “Mar de Sangue” contra a matança de tubarões e cetáceos; a Campanha “Dirty Sea Project” que aborda o tema do descarte irregular e ilegal de resíduos sólidos nas praias e mares; bem como também as atividades de Educação Ambiental que é exercida há 16 anos pela organização e nos últimos anos está presente em 09 (nove) territórios brasileiros – RS (onde se localiza a sede nacional), SP, RJ, SC, ES, PR, PB/PE, BA, e DF.
Na ocasião, os voluntários do Sea Shepherd Brasil explicaram aos convidados a importante missão de proteger os oceanos, e no Brasil, uma das grandes batalhas é em defesa dos tubarões contra a prática do finning – comércio ilegal de nadadeiras de tubarão para sopa asiática e cosmética em geral. Alertou sobre a pesca industrial que está dizimando os estoques pesqueiros e a vida marinha, que este consumo está contribuindo para aumento dos animais ameaçados de extinção. Convidou a todos para a Campanha Dirty Sea Project que é executada em nossas praias brasileiras e que qualquer voluntário pode participar. Estendeu o convite para capacitação, na educação ambiental, na qual são oferecidos diversos cursos, entre eles o curso de Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo que já formou mais de 3.000 pessoas no Brasil. Informe-se pelo site www.seashop.org.br.
Estes foram alguns temas abordados na oportunidade, mas tantos outros assuntos foram conversados, novas parcerias foram formadas, novos voluntários filiados. Recebemos muito apoio os brasileiros Bia Figueiredo e Guiga Pirá que trabalham como voluntários nos navios da Sea Shepherd Global e participaram da última campanha internacional, a Operação “Sleppid Grindini, realizada nas Ilhas Faroé, contra a matança cultural das baleias piloto.
O evento ainda ofereceu diversas palestras com a presença dos nossos Embaixadores do Mar que com seus trabalhos ao redor do mundo puderam mostrar ao público sua história, educação ambiental, projetos, imagens da vida selvagem e muito mais.
Com o apoio dos voluntários, das pessoas que visitaram nosso estande e dos que acreditam na causa ambiental, o evento para nós foi um grande sucesso. Com isso, pudemos mais uma vez conscientizar a sociedade da importância da defesa e conservação dos oceanos e que devemos continuar a com a missão de fiscalizar, denunciar e proteger os ecossistemas marinhos em prol dos animais e da nossa própria espécie.