Destaque, Notícias

Sea Shepherd Brasil forma nova turma de resgate de animais petrolizados no Rio de Janeiro

A crescente exploração de petróleo no Brasil, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, fez com que a Sea Shepherd Brasil identificasse a necessidade de multiplicar e aperfeiçoar os conhecimentos do biólogo e diretor geral da organização, Wendell Estol, em resgates de animais vítimas de acidentes com petróleo.

DLI_6521

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Com vasta experiência prática e muito conhecimento sobre a área, Wendell já formou mais de 3.000 (três mil) pessoas com seu curso Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo, que já passou por muitos lugares, como os 17 estados litorâneos do Brasil, além de países como Uruguai, Equador, Panamá, Costa Rica e Cuba, desde 2002.

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Nos dias 04 e 05 de junho, o núcleo do Rio de Janeiro organizou e recebeu novamente o curso, que não acontecia na cidade desde 2014. Com uma turma composta, em sua maioria, por biólogos e veterinários, a Baía de Guanabara foi palco de um exercício prático que simulava o resgate de um golfinho. Para a parte teórica do curso, a turma contou com o apoio do Grupo de Mergulho Estácio de Sá (GMES), que cedeu um auditório equipado por dois dias e ainda sorteou um curso de mergulho entre os alunos.

DLI_6485

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Apesar da maioria dos alunos serem estudantes ou profissionais da biologia e da veterinária, os conhecimentos passados são úteis para qualquer pessoa que queira entender mais sobre o cenário do petróleo no Brasil, além de estar apto a participar de uma ação de emergência.

DLI_6457

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Entre os últimos alunos formados, tivemos também engenheiros, designers e fotógrafos que tiveram excelente desempenho nos exercícios.

DLI_6463

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Este curso de resgate capacitou nos últimos anos os voluntários do núcleo do Rio de Janeiro. Com o conhecimento adquirido no curso os integrantes do núcleo vem fazendo regularmente resgates de animais marinhos, não necessariamente petrolizados, mas que precisam ser resgatados para tratamento e reabilitação. Após o resgate os animais são encaminhados pelos nossos voluntários ao CRAS situado em Vargem Pequena.

resgate

O núcleo RJ da Sea Shepherd Brasil está reestruturando sua equipe de resgate, e contará com os alunos formados no curso em treinamentos regulares para manter os conhecimentos atualizados e a equipe sempre preparada para atuar, caso seja necessário.

Ainda esse ano, o curso segue para Ilhabela (São Paulo), Cidreira (Rio Grande do Sul) e Montevidéu (Uruguai). Para mais informações e saber como participar, acesse nossa loja online www.seashop.org.br

Para contatar o núcleo RJ : nucleorj@seashepherd.org.br