Notícias

Sea Shepherd anuncia novo projeto Antártico de Pesquisa

Sea Shepherd lança sua 6ª Campanha em Defesa das Baleias: Operação Waltzting Matilda

24 de junho, 2009 – Funchal, Madeira, Portugal – A Sea Shepherd Conservation Society anunciou oficialmente a Operação Waltzing Matilda– a 6ª campanha da Sea Shepherd para defender as baleias no Santuário de Baleias do Oceano Antártico dos baleeiros japoneses ilegais.

Aproximadamente 30 integrantes da mídia assistiram a coletiva de imprensa apesar do gerente do hotel insistir que a reunião deveria tomar o mínimo de atenção o possível e nos conteve na parte de trás do salão de entrada escondidos ao lado do bar.

“Este é um projeto de pesquisa,” disse Capitão Paul Watson. “Nós decidimos demonstrar nossa solidariedade aos projetos de pesquisa do Japão, Austrália e Nova Zelândia. Nosso objetivo principal é pesquisar meios não letais de defender baleias. Claro que isto pode incluir pesquisa da estrutura de navios japoneses, como a densidade de suas chapas, ou análise da pintura do casco, assim como a observação do comportamento de baleeiros ao estímulo de seus sensores olfatórios.”

Para ilustrar o tema de pesquisa da campanha da Sea Shepherd, os diretores Laurens de Groot da Holanda e Steve Roest do Reino Unido se vestiram de barcos infláveis marcados com a palavra “pesquisa” e se armaram com arpões de isopor para perseguir os delegados da CIB. Na tentativa de adquirir “amostra de tecido” dos delegados para propósitos cientificos, eles tiveram dificuldade em achar os enganosos japoneses. Porém, o ministro de maio ambiente australiano Peter Garrett tropeçou por ingenuidade no caminho dos arpões e porque a Austrália está votando para apoiar a morte de jubartes na Groelândia, ele foi considerado um alvo legítimo.

A Sea Shepherd Conservation Society estará retornando ao Oceano Antártico em dezembro para a 6ª Campanha Antártica em Defesa das Baleias. A Sea Shepherd este ano estará enviando dois navios ao Oceano Antártico, o melhorado e completamente renovado Steve Irwin e potencialmente a embarcação veloz conhecida como a Earthrace.

A bordo teremos uma tripulação de filmagem do Animal Planet para documentar a 3ª temporada de Whale Wars – Defensores de Baleias.

“Nós estamos levando a arma de anti-baleeira mais poderosa a nossa disposição: uma tripulação de filmagem,” disse Laurens de Groot, diretor da Sea Shepherd na Holanda. “As máquinas fotográficas são mais poderosas que canhões e nossa munição é a verdade desnuda sobre a caça ilegal de baleias. Nós pretendemos manter o enfoque no crime dos japoneses e pretendemos afundar a frota baleeira japonesa–economicamente.”

Uma tripulação internacional de voluntários tripularão os navios ao Oceano Antártico mas a campanha deste ano terá uma cara australiana. Por isto o nome da campanha foi escolhido de Operação Waltzing Matilda. Este é o hino nacional não oficial da Austrália. A palavra Waltzing é parte do inglês Australiano, e significa viver viajando, grandes distâncias e sobreviver aprendendo trabalhos enquanto viaja.

“Os australianos são os defensores de baleia mais apaixonados no planeta,” disse Capitão Watson. “A Operação Waltzing Matilda refletirá nossa gratidão a Austrália para o incrível apoio que nós recebemos das pessoas desta nação maravilhosa desde 2005. O Steve Irwin partirá em dezembro da Austrália Ocidental com uma maioria da tripulação de australianos.”

Kylie Herd, um tripulante da Sea Shepherd de Perth que assiste a Conferência da CIB em Madeira disse, “Nosso logotipo este ano é inspirado na arte que enfeitava os aviões caça dos legendários Tigres Voadores que lutaram contra as forças Imperiais japonesas na China. As cores das bandeiras aborígine e australiana são representadas no logotipo que inclui um canguru pirata segurando o tridente de justiça de Netuno. Nós pretendemos valsar até o Oceano Antártico para dançar perigosamente com a frota baleeira japonesa e nós pretendemos demonstrar uma Matilda cheia de táticas defensivas para as baleias contra baleeiros japoneses.”

A Campanha em Defesa das Baleias: Operação Waltzing Matilda está programada para partir rumo ao Oceano Antártico no dia 1º de dezembro de 2009.

Como sempre, a Sea Shepherd tem algumas novas surpresas para as baleeiras pirata japonesas este ano e os baleeiros certamente terão algumas surpresas para a Sea Shepherd. Os confrontos vem aumentando enquanto os baleeiros perdem cada vez mais dinheiro. A tripulação da Sea Shepherd pretende persistir e nunca se retirará do Santuário Antártico das Baleias até que o último arpão for silenciado e a palavra “santuário” for uma vez por todas compreendido. Não existe retirada para a Sea Shepherd da guerra das baleias, existe apenas vitória ou derrota para as baleias, e nós não pretendemos ver as baleias derrotadas, nem nós pretendemos deixar que este bando de bárbaros vençam.