Notícias

São Sebastião SP – Treinamento de Agentes Voluntários de Defesa Ambiental

Esta foi a segunda turma de 2019 do Treinamento de Agentes Voluntários de Defesa Ambiental que aconteceu na Transpetro em São Sebastião SP.  Cerca de 50 agentes receberam instruções do plano de contingência em resposta às emergências em derramamento de óleo nas praias e costões brasileiros.

O treinamento também veio em resposta ao ainda desconhecido petróleo que continua a contaminar nossa costeira do maior acidente de derramamento de petróleo brasileiro. Diante disso, participamos do treinamento para maiores informações de ação e de como ampliar a nossa ajuda aos grupos locais na prevenção destes acidentes costeiros. 

Todas estas informações seguiram um roteiro de procedimentos e as análises de risco levantaram as melhores formas de agir na contenção e limpezas das áreas que vão desde avaliar os tipos de óleo das regiões afetadas até conhecer os tipos de equipamentos de contenção, recolhedores, absorventes, locomoções disponíveis e níveis de emergência.

Mas antes de qualquer procedimento devemos acionar os seguintes contatos em qualquer acidente com petróleo.

Transpetro 168  transpetro.com.br

Marinha 185

Ibama 0800618080

Cetesb 11 31334000

Corpo de Bombeiros Mar 193

Petrobras 08007289001

Ao avisar as autoridades é importante avaliar as praias, mares, tipo de areia, se área sensível ou se no mar, assim poderemos ter resposta de segurança aos perigos, sempre utilizando os EPIs (equipamentos de proteção pessoal) para evitar contaminar própria, novas áreas e controlar as já contaminadas. Ainda assim, o plano poderá trazer mais equipamentos e estações com containers de  contingência para reabilitação de fauna e gestão de resíduos.

Esteja preparado! Saiba mais consultando gratuitamente na internet o PDF Ambientes Costeiros Contaminados por Óleo – Procedimentos de limpeza.

https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/wp-content/uploads/sites/22/2017/02/ambientes-costeiros.pdf

Doe para ajudar na Operação Ondas Limpas

Doe para ajudar nas Ações de Educação Ambiental