Destaque, Notícias

SÃO PAULO – IX Semana Científica e Cultural da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema

Na última semana de agosto o Instituto Sea Shepherd Brasil apresentou-se na IX Semana Científica e Cultural Unifesp Diadema para alunos universitários de biologia. Na oportunidade os estudantes puderam saber mais sobre a Campanha Milagro IV que ocorre no México com os navios da Sea Shepherd e apoio do governo local como
também das Campanhas Marine Debris e Operação Redenção.

 

Atentos, os alunos puderam conhecer algumas das campanhas da Sea Shepherd.

Logotipo da Campanha Milagros

A Campanha Milagro tem como objetivo a proteção do Refúgio da Vaquita (o menor cetáceo do mundo) conhecida como o panda dos oceanos, que está criticamente ameaçada de extinção e do peixe Totoaba que é capturado em redes ilegais para a extração de sua bexiga natatória e contrabandeado ao mercado asiático. A Vaquita é capturada de modo acidental nas redes ilegais do Totoaba, ambos endêmicos e ameaçados de extinção no Golfo da Califórnia, no México.

Vaquita Mexicana, o panda dos oceanos. Hoje restam menos de 30 indivíduos no planeta

Nas atividades do Brasil, a apresentação teve como foco as ações de limpeza de praia e fundo marinho da Campanha Marine Debris que ocorre em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo com dezenas de voluntários envolvidos na conservação dos oceanos. 

Com o trabalho voluntário dos Sea Shepherds, centenas de lixo são retirados das nossas praias brasileiras. São milhares de filtros de cigarro, embalagens de alimentos, canudos, sacolas plásticas, garrafas pets e copos descartáveis são retirados mensalmente das praias e fundo marinho.

Logotipo da Campanha Marine Debris

 

Após a apresentação os alunos envolveram-se com os temas, fazendo perguntas sobre as campanhas.

 

E finalmente, a palestra encerrou-se com o pré-lançamento da Operação Redenção no Brasil que visa retirar redes ilegais e redes fantasmas como também fará atividades de resgate de fauna, limpeza de praia e monitoramento
pesqueiro. A Operação Redenção terá início na primavera deste ano, no Rio Grande do Sul que contará com apoio de voluntários, instituições locais e poder de polícia. Em breve mais informações de como participar e ajudar com recursos para o fundo e suprimentos.

Pelos oceanos!
Sea Shepherd Brasil