O Instituto Sea Shepherd Brasil realizou nos dias 20 e 21 de maio no Rio de Janeiro, o curso de Metodologias Aplicadas ao Estudo e Conservação de Raias e Tubarões, no tradicional bairro da Urca, palco histórico da colonização da cidade. A realização contou com o apoio do GMES, escola de mergulho que é parceira da organização.
O curso, ministrado pelas biólogas e parceiras do Instituto, Bianca Rangel e Natascha Wosnick, teve como objetivo trazer ao conhecimento dos alunos, aspectos básicos da biologia, como por exemplo, a problemática da pesca predatória e acidental (by catch) e o consumo de carne de cação (tubarão) no País; as metodologias não letais de estudos de reprodução; alimentação, migração e comportamento; interações negativas (ataques não-provocados); além de oportunidades de estágio no Brasil e no mundo, as biografia de pesquisadores atuantes na área e ações da Sea Shepherd Brasil e Global em prol dos tubarões.
A turma contou com a participação de alunos do ensino médio, de graduação em diferentes áreas, mergulhadores e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Vianna, responsável pelo Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira (IB/UFRJ). “Nossa turma no Rio de Janeiro superou todas as expectativas, contamos com a participação de muitos alunos que já trabalham na área, além de mergulhadores profissionais que já tiveram a oportunidade de mergulhar com tubarões por todo o mundo” disse Natascha. “Visto que contamos com a participação do professor Marcelo Vianna e do mergulhador profissional Cláudio Ferreira, as discussões envolvendo temas polêmicos como a pesca no Brasil e ataques a humanos foram aprofundadas, trazendo aos participantes a chance de ouvir o ponto de vista de dois especialistas nas áreas em questão” comentou Bianca.
Luiz André Albuquerque, Diretor Regional do Núcleo Rio de Janeiro foi responsável por apresentar aos participantes, as ações promovidas pela Sea Shepherd no Brasil e a nível Global em defesa dos tubarões, de forma a trazer ao conhecimento dos presentes sobre a atuação direta dos voluntários frente a problemática da pesca.
Cláudio Ferreira, fundador da escola de mergulho GMES sorteou entre os participantes um curso de mergulho de forma a incentivar os alunos a conhecer a vida marinha de perto e possivelmente, auxiliar nas ações de limpezas subaquáticas realizadas constantemente pelo núcleo carioca.
O próximo curso Metodologias Aplicadas ao Estudo e Conservação de Raias e Tubarões acontecerá em João Pessoal/PB, nos dias 06 e 07 de agosto. O núcleo Rio de Janeiro receberá ainda este ano, os cursos de Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo (04 e 05/06) e Ecologia e Conservação de Pequenos Cetáceos (09 e 10/07).