Editorial

Proteja as grandes baleias azuis na Califórnia

Comentário por Marnie Gaede, diretor e vice-presidente

Recentemente eu soube de um grande esforço para proteger as populações ameaçadas de baleia azul e outras baleias magníficas de serem atingidas por navios petroleiros, navios de carga e de cruzeiros ao longo da costa da Califórnia. A rota de migração destas baleias sobrepõe uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo, que leva aos portos de Los Angeles e Long Beach. Estes navios, transportando milhares de pessoas e bens, atravessam habitats de alimentação crucial para as baleias migratórias. A cada ano, aumenta o número de baleias mortas ou cortadas em tiras, atingidas por hélices enormes.

A indústria de navegação acredita que o custo para eles seria muito grande para mover pistas de trânsito longe das áreas de alimentação de baleias. Esforços voluntários têm sido ineficazes, e os navios continuam a matar baleias. A Guarda Costeira dos EUA reconheceu a necessidade de mudar as rotas de navegação para proteger as baleias em um Estudo de Acesso ao Porto de 2011, mas a Marinha dos EUA se opôs a uma mudança do Mugu Naval Air Station, cujas águas são rotineiramente atravessadas por petroleiros naquela área.

A Great Whales Conservancy está pedindo ao governo dos EUA para proteger baleias azuis da ameaça de extinção. A morte por navio é tão letal como por arpão, e o número de baleias azuis continua a diminuir. Perdas adicionais e a redução da diversidade genética da espécie seria uma tragédia. Um conflito semelhante foi detectado entre as baleias francas no Atlântico Norte, e faixas de trânsito e ajustes de velocidade foram feitas para salvar vidas.

Esta é uma questão urgente e estou esperando que meus colegas da Sea Shepherd Conservation Society assinem uma petição pedindo à Administração Nacional do Oceano e Atmosfera (NOAA), ao Conselho da Casa Branca sobre Qualidade Ambiental, ao comandante da Guarda Costeira e ao Secretário da Marinha para estabelecer rotas de navegação comercial através das águas do Mugu Naval Air Station para proteger a baleia azul da extinção e todas as baleias migratórias de uma morte horrível e evitável pela rota de navios.

Por favor, visite o site da Great Whale Conservancy, assista o vídeo e assine a petição para ajudar a mover as linhas de navegação mais longe da costa da Califórnia e das áreas de alimentação críticas de baleias.

Petição disponível em http://www.greatwhaleconservancy.org/stop-ship-strikes-blue-whales

Baleia azul. Foto: GWC

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil