Notícias

Projeto EducaMar em aÇão no programa Barra Ambiental 104.9 FM

 

Por: Rodrigo Marques, coordenador do Núcleo RS

Fotos: ISSB

O projeto EducaMar em aÇão do ISSB está desde o dia 6 de janeiro na Península de Maraú, na Bahia, desenvolvendo atividades de educação ambiental com as crianças locais. Em uma dessas atividades, a Sea Shepherd foi convidada a participar de um programa de rádio que é voltado exclusivamente às questões ambientais da cidade. O programa Barra Ambiental 104.9 FM é apresentado pela educadora ambiental do projeto Aquerê Ambiental, Manuelita Stucchi e alerta sobre a questão dos resíduos descartados indevidamente, a pesca predatória, entre outras atividades nocivas ao ambiente marinho. A Sea Shepherd aproveitou o espaço para divulgar o projeto que está sendo desenvolvido na região e também falou sobre as ações da Instituição, no Brasil e no mundo.

Imagem divulgação do projeto EducaMar em aÇão

Apresentadora Manuelita Stucchi

Entre as perguntas estava a ligação entre a Sea Shepherd e a Escola de Mergulho 13 Sul, com sede na Península e, foi explanado, que a Sea Shepherd possui este vínculo com a Escola devido a “pegada ambiental” de todos os funcionários do estabelecimento tornando assim a escola uma Embaixada da Instituição na Bahia. Como exemplo dessa característica da escola podemos citar as palavras de Adriano que é mergulhador, mestre de embarcação e morador da Ilha de Contrato, ilha próxima a Península de Maraú, ressalta “que a ligação entre a Sea Shepherd e a escola de mergulho é devido as mesmas ideologias e a vontade de preservar as espécies marinhas que são a principal atração do mergulho. Acho muito importante essa ação da Sea Shepherd na questão dos tubarões, pois tenho muita vontade de continuar mergulhando e poder ver esses animais nadando livres e sem a interferência dos humanos.”

Durante o programa, o ISSB pôde destacar as principais ameaças que o ecossistema marinho enfrenta nos dias atuais e suas possíveis consequências.  A pesca predatória, o descarte indevido de resíduos na praia, a caça de baleias na Antártica, a matança de golfinhos em Taiji, no Japão, que alimenta os parques aquáticos do mundo, estavam entre os assuntos abordados e a posição da Sea Shepherd foi colocada em cada uma destas questões.

Educadora ambiental Manuelita e Rodrigo do ISSB