Programa Sea Para Todos

Conheça os cursos livres da Sea Shepherd Brasil

Esse programa oferece cursos de formação de curta duração, tanto presenciais como online, sobre animais marinhos, fotografia, arte e diversas temáticas abordadas pelas campanhas da Sea Shepherd Brasil.Os cursos são livres, podendo ser realizados por qualquer um com interesse nos temas discutidos, independente da sua idade, experiência prévia ou formação acadêmica!

Também oferecemos estes cursos ou palestras para eventos e empresas.

Conheça abaixo nossos próximos eventos programados:

Botos da Amazônia: biologia e conservação

Minicurso online com Waleska Gravena

A Amazônia, região que abriga a maior floresta tropical do mundo e 50% da biodiversidade mundial, também é o lar de duas das cinco raras espécies de golfinhos de rio que existem na Terra: o boto cor-de-rosa (ou boto-vermelho) e o tucuxi.

Esses seres únicos e icônicos, além de ocupar um importante papel na cultura e folclore brasileiro, no caso do boto-cor-de-rosa, são essenciais na manutenção das populações de peixes de rios e importantes indicadores de qualidade ambiental. 

Quando a seca histórica na Amazônia aconteceu em 2023, 274 botos e tucuxis morreram. E por que isso ocorreu? Como isso pode estar relacionado com as mudanças climáticas? Para chegar a essas respostas é essencial conhecer e entender a biologia e comportamento dessas espécies. 

Portanto, para a primeira edição do Programa Sea Para Todos de 2024, nós trazemos o minicurso “Botos da Amazônia: biologia e conservação”, oferecido pela Profa. Dra. Waleska Gravena, especialista em mamíferos aquáticos amazônicos, com conteúdo riquíssimo e pouco difundido, para que você conheça melhor essas fantásticas criaturas. 

Importante lembrar que ambas as espécies estão ameaçadas de extinção devido a, entre outros fatores, seu uso como isca na pesca ilegal da piracatinga. E para salvá-los, a Sea Shepherd Brasil já atua com a campanha Expedição Boto da Amazônia desde 2021. Que tal se juntar a essa causa aprendendo com uma das maiores experts da área?

Neste minicurso, você vai ver:

 

  • Introdução aos mamíferos aquáticos da Amazônia;
  • Espécies de botos da Amazônia: boto-cor-de-rosa e tucuxi;
  • Características físicas, sistemática, biologia, preferência de habitat e comportamento;
  • Principais ameaças às espécies;
  • Estado de conservação.

Waleska Gravena é bióloga, mestre e doutora em Genética, Conservação e Biologia evolutiva e especialista em mamíferos aquáticos amazônicos. Há 20 anos trabalhando na Amazônia, já publicou vários artigos sobre o assunto. Atualmente, é professora de genética na Universidade Federal do Amazonas, e continua fazendo pesquisas relacionadas à genética e biologia destes mamíferos, além de ações de educação ambiental, sempre voltadas à conservação das espécies e do habitat onde vivem.

O minicurso será online (via Zoom), com duração de 3 horas, dia 19/03/2024, terça-feira, das 18h às 21h, com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 18/03/2024 às 23:59.   

Ah! Nossos doadores mensais podem participar gratuitamente e voluntários da Sea Shepherd Brasil ganham 20% de desconto.

O curso será gravado e ficará disponível online por 15 dias após sua realização.

100% do valor do curso (após a taxa administrativa) é revertido para animais marinhos, por meio das atividades da Sea Shepherd no Brasil! 

Estes foram alguns de nossos eventos passados:

O mestre polvo: biologia e conservação

Minicurso online com Adriana Miranda

Ele é o mestre da camuflagem e se esconde como ninguém. Mas aqui ele vai ser o centro das atenções. Para fechar com chave de ouro o Sea Para Todos, uma série de cursos da Sea Shepherd Educação para os amantes do mar, trazemos o minicurso online “O mestre polvo: biologia e conservação”

Animais fascinantes, extremamente inteligentes, com 500 milhões de neurônios espalhados por seus oito braços, três corações e uma surpreendente capacidade de mudar de cores e formas em fração de segundos, os polvos cativaram a todos através das telinhas. Mas ainda há muito a aprender sobre eles.

Esse curso fará uma introdução geral da evolução e biologia dos polvos, moluscos marinhos encontrados em todos os oceanos, desde regiões polares até os mares tropicais. Os alunos conhecerão a história e os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Cephalopoda, que atua há mais de 20 anos no estudo desses animais em diversas temáticas, além da ecologia e as problemáticas relacionadas à sua pesca.

Oferecido pela Profa. Dra. Tatiana Leite, bióloga, especialista em polvos e cefalópodes e coordenadora do projeto Cephalopoda há mais de 20 anos, e seu doutorando, o biólogo e mestre Renato Dantas.

Neste minicurso, você vai aprender:

  • Introdução aos cefalópodes
  • Evolução e biologia geral dos polvos
  • Diversidade dos polvos no Brasil: espécies, principais características físicas e comportamentais, etc.
  • O Projeto Cephalopoda e o estudo dos polvos
  • Ecologia
  • Impactos da pesca

Tatiana Leite é mestre e doutora em Oceanografia Biológica pela FURG e University of Lethbridge/Canadá e coordena o Projeto Cephalopoda há mais de 20 anos, realizando estudos sobre taxonomia, sistemática, ecologia, pesca, manejo, conservação, comportamento e bem-estar de cefalópodes na costa e ilhas oceânicas brasileiras.  Já atuou em pesquisas no Canadá, EUA, Caribe, Polinésia Francesa e México. Foi coordenadora do GT-Mergulho Científico do Brasil por mais de 10 anos, com vasta experiência em utilização de métodos de estudos subaquáticos pouco invasivos em suas pesquisas. Também se dedica a projetos de extensão e divulgação, colaborando com ONGs e órgãos públicos a fim de promover a relação harmoniosa entre as comunidades e o oceano, além da conservação de seus recursos.

Renato Dantas é mestre em Ecologia pela UFRN e doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFSC sob orientação de Tatiana Leite.Já realizou estudos sobre a ecologia alimentar de polvos no Atol das Rocas/RN e sobre o conhecimento tradicional associado à pesca desses moluscos no Sul da Bahia. Atualmente, investiga a pesca artesanal e ecologia populacional de cefalópodes costeiros (polvos e lulas) em Arraial do Cabo/RJ.

 

O minicurso será online (via Zoom), com duração de 3 horas, dia 11/12/2023, segunda-feira, das 18h às 21h, com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 10/11/2023 às 23:59.   

Ah! Nossos doadores mensais podem participar gratuitamente e voluntários da Sea Shepherd Brasil ganham 20% de desconto.

O curso será gravado e ficará disponível online por 15 dias após sua realização.

100% do valor do curso (após a taxa administrativa) é revertido para animais marinhos, por meio das atividades da Sea Shepherd no Brasil!

Baleias e Golfinhos do Brasil: Como identificá-los?

Minicurso online com Adriana Miranda

Chegou a hora de aprender sobre os animais mais majestosos e queridos do oceano… enquanto ajuda a Sea Shepherd a salvar a vida marinha!

Na quinta edição do programa Sea Para Todos, uma série de cursos da Sea Shepherd Educação para os amantes do mar, teremos finalmente o minicurso online mais pedido de todos!

Oferecido por Adriana Miranda, bióloga e mestre, o minicurso vem para te ajudar a conhecer e identificar as espécies de cetáceos (baleias e golfinhos) que habitam ou visitam a costa brasileira (e os de rio também).

Neste minicurso, você vai aprender:

  • Introdução à mamíferos aquáticos
  • Principais espécies (analisando uma a uma): características físicas, preferência de hábitat, características comportamentais e sociais e estado de conservação.
  • Métodos de pesquisa (breve descrição de observação visual e acústica) 
  • Dinâmica de identificação de cetáceos na “vida real”.
  • Ameaças
  • Como posso ajudar? Ferramentas para conservação no Brasil

 

Adriana Miranda (Drica) é bióloga, mestre em oceanografia biológica e especialista em cetáceos com experiência em observação e monitoramento acústico de mamíferos aquáticos. Trabalha com pesquisa, mitigação de impactos e ferramentas de políticas públicas para a conservação de cetáceos em nível nacional e internacional. Ela é colaboradora de um projeto de plataforma de oportunidades, que atua como Cientista Convidada em navios turísticos na Antártida e voluntária na Sea Shepherd Brasil, onde integra a equipe de pesquisa e educadores da SSB. 

Também é ilustradora e já publicou guias de identificação de espécies de cetáceos e sirênios do Brasil, almanaques infantis (Almanaque Botos da Amazônia – SSB), entre outros.

O minicurso será online (via Zoom), com duração de 3 horas, dia 21/08/2023, segunda-feira, das 18h às 21h, com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 20/08/2023 às 23:59.   

Ah! Nossos doadores mensais podem participar gratuitamente e voluntários da Sea Shepherd Brasil ganham 20% de desconto.

O curso será gravado e ficará disponível online por 15 dias após sua realização.

100% do valor do curso (após a taxa administrativa) é revertido para animais marinhos, por meio das atividades da Sea Shepherd no Brasil!

Sea Para Todos: Drones para Conservação

Minicurso online com Fábio Borges

Drones estão cada vez mais populares entre os apaixonados por fotografia, vídeo e viagens, mas você sabia que também estão se tornando ferramentas cada vez mais importantes no monitoramento e proteção da vida marinha?

Por isso trouxemos o minicurso “Drone para conservação: introdução e usos como ferramenta de pesquisa marinha”, oferecido pelo renomado fotógrafo e documentarista Fábio Borges, que te dará um panorama geral das amplas possibilidades do uso de drones para fazer o bem. 

Capazes de cobrir grandes áreas com rapidez e precisão, de forma mais acessível e barata que muitos outros métodos convencionais, os drones proporcionam dados e descobertas valiosas para a ciência e a conservação. Eles têm sido usados ​​para uma ampla variedade de projetos de pesquisa marinha, tais como: rastreamento e contagem de tartarugas marinhas, mapeamento de recifes de corais e outros ecossistemas marinhos, migração e saúde de baleias, tubarões, raias, monitoramento de atividade pesqueira ilegal e muitos outros. 

Esse é um curso de introdução ao uso de drones para conservação, desenhado para público de diferentes níveis, que vai abranger desde conceitos básicos de uso e pilotagem, para que  pessoas sem experiência em drones possam compreender, se interessar e iniciar a pilotar, mas também trará conceitos um pouco mais avançados, principalmente sobre técnicas de monitoramento e pesquisa, para aqueles que já têm experiência possam expandir seus horizontes e descobrir novas possibilidades. *É um curso apenas teórico, sem partes práticas e sem caráter profissionalizante e que focará no uso de drones “pessoais”.

Nesse minicurso, você vai aprender:

  • Diferença entre drones e UAVs 
  • Conhecendo os tipos de drones, componentes, características e tecnologias
  • Visão geral da legislação brasileira e procedimentos obrigatórios
  • Noção geral de pilotagem
  • O que fazer nas falhas
  • Pós vôo: o que fazer com dados logados
  • Pesquisas com drones: monitoramento de fauna, fotogrametria, observação comportamental e outros.
  • Adaptações: além da imagem padrão, aplicativos para missões automatizadas e mapeamento.
  • Futuro da tecnologia de drones: novos métodos de pesquisa, inteligência artificial, etc.

Fábio Borges, além de defensor do oceano, é documentarista e fotógrafo da natureza há mais de 25 anos, com trabalhos reconhecidos e  veiculados através de televisões brasileiras (Globo, CNN, Canal Off e muitas outras) e estrangeiras (Discovery Channel, National Geographic, ARTE, NHK, etc.), além de revistas impressas, mídias eletrônicas e até premiados filmes de cinema. Vive em Fernando de Noronha, onde realiza monitoramento de tubarões através de drones, para compreender hábitos comportamentais e uso de hábitat pelos tubarões-tigre, em colaboração com a Sea Shepherd Brasil, ICMBio, Mysticeta Research e Tubarões e Raias Noronha. Ele também é facilitador da campanha “Defensores dos tubarões” e Embaixador da Sea Shepherd Brasil e tem ainda um largo histórico de contribuições a pesquisadores e instituições acadêmicas, tanto na geração de novas informações, como na tradução da linguagem científica para algo acessível ao público leigo.

O minicurso será online (via Zoom), com duração de 3 horas (dia 08/07/2023, sábado, das 9h às 12h), com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 06/07/2023 às 23:59.   

Ah! Nossos patronos podem participar gratuitamente e voluntários da Sea Shepherd Brasil ganham 20% de desconto. Se você é voluntário ou patrono, cheque seu email com o convite ou entre em contato.

100% do valor do curso (após a taxa administrativa) é revertido para animais marinhos, por meio das atividades da Sea Shepherd no Brasil! 

Arraias: Biologia e conservação com Bianca Rangel

Sea Para Todos: Arraias - Biologia e Conservação

Minicurso online com Bianca Rangel

Na quarta edição do programa Sea Para Todos, uma série de cursos da Sea Shepherd Educação para os amantes do mar, teremos um minicurso online muito especial!

Oferecido por Bianca Rangel, bióloga, doutora, especialista em tubarões e raias e cientista líder das campanhas Cação é Tubarão e Shark Defence da Sea Shepherd Brasil, o minicurso vem desmistificar algumas inverdades sobre esses fascinantes animais e sua importância para os ecossistemas marinhos, as arraias.

Neste minicurso, você vai aprender:

  • Diversidade de espécies
  • Habitat
  • Comportamento
  • Alimentação
  • Anatomia
  • Sistema sensorial
  • Reprodução
  • Ameaças e conservação

Bianca é bióloga, mestre e doutora em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Desenvolve projetos sobre a ecofisiologia de tubarões e raias, com ênfase no metabolismo energético, reprodução e ecologia trófica. Em sua atual pesquisa, utiliza ferramentas da fisiologia da conservação para entender como os tubarões lidam com ameaças antropogênicas, como urbanização, turismo, pesca e perda de habitat. Cientista voluntária da Sea Shepherd Brasil, atuando principalmente nas campanhas em defesa dos tubarões (Cação é Tubarão e Shark Defence). Além disso, ela também é coordenadora do projeto Tubarões e Raias de Noronha (@tubaroes.raias.noronha), que monitora os tubarões e raias no Arquipélago de Fernando de Noronha.

O minicurso será online (via Zoom), com duração de 3 horas (dia 06/05, sábado, das 9h às 12:00), com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 04/05/23 às 23:59.

Ah! Nossos patronos podem participar gratuitamente e voluntários da Sea Shepherd Brasil ganham 20% de desconto.

100% do valor do curso (após a taxa administrativa) é revertido para animais marinhos, por meio das atividades da Sea Shepherd Brasil!

Sea Para Todos: Nutrição Vegana

Minicurso online com Ale Luglio

Chegou a hora de aprender tudo o que você sempre quis saber sobre nutrição vegana… enquanto faz uma doação para salvar a vida marinha!

Na terceira edição do programa Sea Para Todos, uma série de cursos da Sea Shepherd Educação para os amantes do mar, teremos um minicurso online muito especial!

Oferecido pela nutricionista especialista, ativista, influenciadora, diretora da Sociedade Vegetariana Brasileira e embaixadora da Sea Shepherd Brasil Alessandra Luglio, o minicurso vem para derrubar os mitos de que uma alimentação vegana é cara, inacessível ou que não oferece todos os nutrientes que precisamos.

Neste minicurso, a maior voz da nutrição vegana do país vai nos ensinar:

  • Os desafios alimentares;
  • Escolhas alimentares e meio ambiente;
  • Sistemas alimentares na atualidade e impactos na saúde humana (poluentes ambientais e riscos à saúde);
  • Nutrição vegetariana de A a Z;
  • Como montar refeições veganas simples, balanceadas e deliciosas, e;
  • Alimentação vegana e longevidade, o que dizem os estudos?

Alessandra Luglio é nutricionista (CRN-3 6893) formada pela Universidade de São Paulo com extensão em Economia Circular pela Berkeley University, é diretora do departamento de saúde e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira e embaixadora e colaboradora da área de nutrição da Sea Shepherd Brasil.

O minicurso será online (via Zoom), com duração de 3 horas e 30 minutos (dia 03/04, segunda-feira, das 18h às 21:30), com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 02/04/23 às 23:59.

Ah! Nossos patronos podem participar gratuitamente e voluntários da Sea Shepherd Brasil ganham 20% de desconto.

Minicurso online sobre Tubarões

Sea Para Todos: Tubarões - Animais fantásticos e onde habitam

Minicurso online com Bianca Rangel

Chegou a hora de aprender tudo o que você sempre quis saber sobre tubarões… enquanto faz uma doação para salvar esses animais fantásticos!

Na segunda formação do programa Sea Para Todos, teremos um minicurso online muito especial!

Oferecido pela especialista em tubarões Bianca Rangel, o minicurso será uma celebração do aniversário da nossa campanha “Cação é Tubarão”, que fala sobre como o consumo da carne de tubarões e raias traz riscos à saúde humana e pode levar essas espécies à extinção.

Neste minicurso, ela irá ensinar tudo que você sempre quis saber sobre os tubarões: a diversidade de espécies, a anatomia desses animais, onde vivem, o que comem, como se comportam e, claro… porque esses animais fantásticos são considerados os vertebrados marinhos mais ameaçados do planeta!

Bianca é bióloga, mestre e doutoranda em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), e atua como pesquisadora no Laboratório de Metabolismo e Reprodução de Organismos Aquáticos, em parceria com o programa Shark Research and Conservation da Universidade de Miami. Além disso, ela também é coordenadora do projeto Tubarões e Raias de Noronha, que monitora os tubarões e raias no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Conheça o trabalho da professora Bianca Rangel:
Site: https://biancarangel.weebly.com/
Instagram: https://www.instagram.com/tubaroes.raias.noronha/

LEVE A SEA SHEPHERD BRASIL PARA SUA INSTITUIÇÃO

Preencha o formulário abaixo para solicitar a atividade educativa que sua instituição precisa:

Gostaria de uma atividade diferente das propostas acima?
Nossa equipe também desenvolve atividades personalizadas conforme a demanda.
Entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] para que possamos co-criar o que a sua instituição precisa!

CONTRIBUA COM OS NOSSOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

A Educação Ambiental é fundamental para desenvolver a cidadania em prol do oceano.