Notícias

Porto Alegre deseja boa viagem aos tripulantes da Sea Shepherd e crianças enviam mensagem ao futuro

No feriado de 15 de novembro, o Instituto Sea Shepherd promoveu um sábado voltado à conscientização e educação ambiental no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A atividade começou com a chegada de um grupo de crianças moradoras da Ilha dos Marinheiros, trazidas pela ONG Gente do Bem. Meninos e meninas ouviram a história ‘O Caracol e a Baleia’ de Julia Donaldson, interpretada pela escritora Christina Dias.

Finalizada a história, a criançada fez desenhos inspirados na vida marinha, que ficaram expostos em um varal, durante todo o dia. A pausa para lanche incluiu suco, cachorro-quente e bolinho de chocolate – tudo em versão vegana, sem ingredientes de origem animal, oferecidos pelo GAE Poa.

O material fará parte de uma cápsula especial, a ser aberta somente no ano de 2350. A idéia é que, daqui a sete gerações, crianças e adultos do futuro saibam que em 2008 havia preocupação com as baleias e demais animais marinhos. O público passante, atraído pela movimentação, pôde ‘apadrinhar’ alguns dos menores, financiando uma camiseta e um lanche especial, tendo seu nome associado ao desenho do afilhado. A programação seguiu com sessões de exibições de vídeos e palestras dos coordenadores do Sea Shepherd, sobre a atuação da entidade, experiências vividas e ações em relação à fauna dos mares.

Freqüentadores do Parcão puderam ainda adquirir camisetas e materiais do Sea Shepherd, assinar um abaixo-assinado contra a morte de golfinhos e botos na costa brasileira, e ainda deixar uma mensagem de ‘boa sorte’ para a tripulação de voluntários que, a partir de dezembro, enfrentará os baleeiros ilegais no Santuário Antártico das Baleias, no extremo sul do planeta.

Durante todo o dia, esclarecimentos foram prestados aos interessados, que procuravam saber mais sobre pesca ilegal, degradação da natureza, extinção de cetáceos, interferência nos ecossistemas e suas conseqüências para o planeta. Centenas de panfletos educativos foram distribuídos, e novos voluntários se ofereceram para atividades futuras da ONG.

O evento ainda teve entrega de medalhas da Sea Shepherd Conservation Society aos voluntários da ONG, por servirem com dedicação e coragem à vida marinha. As subidas de balão de ar quente marcaram o encerramento da programação, em um sábado de Sol e forte calor.

Fonte: Marcio de Almeida Bueno (Mtb 9669)
Bureau Assessoria e Conteúdo
www.bureauassessoria.com.br
[email protected]
51-9167-9607

CLIQUE AQUI PARA OUVIR UMA ENTREVISTA COM DANIEL VAIRO, Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd.

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO EVENTO

CLIQUE AQUI PARA VER UM VÍDEO COM OS DIRETORES DO INSTITUTO SEA SHEPHERD