Notícias

Por onde navega o Yushin Maru 2

Segundo o Instituto de Pesquisas “Falsas” de Cetáceos do Japão, o Yushin Maru 2 foi reparado e está voltando para reintegrar à frota baleeira. Segundo o Greenpeace o Yushin Maru 2 está voltando para o Japão.

De acordo com autoridades da Indonésia e Jacarta Animal Aid, foi ordenada ao baleeiro deixar as águas indonésias, antes de ser reparado. Segundo a Embaixada do Japão, na Indonésia, as reparações foram feitas um dia antes de o navio ser condenado a sair.

Se o relatório dos japoneses está correto e o navio foi reparado e está retornando à frota, vai demorar cerca de duas semanas para juntar-se aos navios baleeiros. Significa que o navio arpão foi nocauteado da caçada por dois meses. Isto terá um impacto importante sobre o total de baleias caçadas este ano.

O fato de as autoridades da Indonésia terem expulsado o baleeiro para fora de suas águas, foi uma grande vitória política para o movimento anti-baleeiro. A Sea Shepherd Conservation Society com seu navio Steve Irwin encontrará a frota baleeira, pelo menos, uma semana antes do Yushin Maru 2.

A resposta à pergunta de onde o Yushin Maru 2 está, não podemos dar. O que sabemos por certo é que não irão matar baleias, durante pelo menos mais duas semanas.

Obtivemos um relato de que o Yushin Maru 2 teria sido visto transitando pelo Estreito Lombok, posição Sul há alguns dias, o que colocaria o navio ao largo da costa noroeste da Austrália. Se este relatório é preciso, o navio está, de fato, voltando para a frota.
Se assim for, temos um encontro marcado.

“Esperamos ter a oportunidade de persegui-los no gelo novamente”, disse o Capitão Paul Watson.

Back to list