Notícias

Polícia Federal Australiana apreende gravações da Guerra das Baleias

O navio Steve Irwin da Sea Shepherd Conservation Society chegou a Hobart, Tasmânia às 17 horas do dia 20 de fevereiro. O navio foi abordado no cais por oficiais da Polícia Federal australiana, que embarcaram no Steve Irwin com um mandado que autorizava a apreensão de gravações de vídeo, áudio, material fotográfico, transcrição de entrevistas, diário de bordo, registros de sistema de posicionamento global, registros de compras, recibos, registros de operações financeiras, de viagem e informações náuticas.

A série do Animal Planet, Whale Wars (Guerra das Baleias), causou um enorme embaraço para o governo japonês e para a indústria baleeira japonesa em 2008. O Japão certamente vai tentar impedir a segunda temporada da série, fazendo pressão diplomática sobre a Austrália para evitar uma maior exposição de suas operações ilegais no Oceano Austral.

“Eu desejo que o governo australiano faça o mesmo com o Japão, que faça pressão diplomática para pôr termo a suas operações baleeiras ilegais”, disse o Capitão Paul Watson. “O governo Rudd foi eleito com a promessa de levar a indústria baleeira japonesa para os tribunais. Agora eles parecem estar mais interessados em levar a Sea Shepherd aos tribunais por causa dos nossos esforços de interferir contra as operações ilegais dos baleeiros.”

Capitão Paul Watson disse que ele gostaria de ir a julgamento.

“Temos que começar por algum lado. Ao menos teremos a oportunidade de apresentar provas acerca das operações ilegais dos japoneses, teremos um fórum para apresentar as nossas provas. Vamos ver o governo australiano, que professa ser contra as atividades baleeiras, trazer baleeiros japoneses assassinos para a Austrália para testemunhar contra Sea Shepherd e Animal Planet”

“É chocante a diferença de tratamento“, prosseguiu o Capitão Watson. “Os navios japoneses não foram abordados pela Polícia Federal Australiana, eles não tiveram seus dados de vídeo e navegação confiscados. Eles não foram e nem serão interrogados, apesar de terem atacado violentamente meu navio e a tripulação, no Oceano Austral. O Direito só vale para aqueles que destroem a criação da natureza? Será que estamos prestes a ver a Sea Shepherd ser juridicamente crucificado porque o governo australiano não tem cumprido suas promessas de levar os baleeiros aos tribunais. A verdade é que não teríamos de estar no sul do Oceano defendendo as baleias se os governos do mundo simplesmente aplicassem os tratados internacionais de conservação, que tão orgulhosamente assinaram. Sem execução, não há lei – só anarquia ecológica”.

Capitão Watson disse que não tinha queixas sobre a Polícia Federal Australiana.

“Eles foram muito educados e profissionais e estavam fazendo seu trabalho na execução das ordens do governo.”

“Temos um ano inteiro pela frente“, prosseguiu o Capitão Watson. “Temos de reparar danos causados ao Steve Irwin, temos de garantir um segundo navio mais rápido, e temos de estar preparados para retornar ao sul do Oceano novamente no final do ano. Se necessário, iremos ao tribunal para responder as acusações de defender as ameaçadas baleias no seu Santuário, porque disso somos orgulhosamente culpados.”

Back to list