Notícias

Pingüins visitam o litoral da região

Dois pingüins surpreenderam banhistas das praias da região Norte Fluminense ontem. Pela primeira vez um pingüim foi encontrado na praia do Farol de São Thomé, em Campos. Ele foi resgatado na tarde por um banhista que estava no local e encaminhado para a 3ª Companhia do Batalhão Florestal da Polícia Militar. A ave será levada hoje para a secretaria de Meio Ambiente de Macaé, mesmo destino que os cinco pingüins que apareceram na orla de Barra de Itabapoana, em São Francisco, tiveram na semana passada. Um filhote da mesma espécie foi resgatado na praia de Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana por um morador do local.

Segundo os guardas, o animal, que parece ser um adulto, não estava ferido, mas apresentava cansaço pela distância percorrida. O número de pingüins encontrados no litoral brasileiro neste ano é elevado. Só na última sexta-feira, dezenas de pingüins apareceram mortos no litoral entre Arraial do Cabo e Saquarema, na região dos Lagos. A suspeita é de que as aves tenham ficado presas nas redes de pesca.

De acordo com o banhista que encontrou a ave em Farol, José Francisco de Souza, 53 anos, na semana passada vários pingüins apareceram mortos na praia, próximo a Barra do Furado. “Nunca vi pingüim por aqui. Esta é a primeira vez. Eu estava tomando banho no mar, quando vi a onda trazendo o pingüim. Consegui pegá-lo, pois estava muito cansado”, disse ele.

De acordo com o policial do Batalhão Florestal, nesta época do ano é muito comum aparecer este tipo de ave na costa do Brasil, pois a temperatura da água abaixa consideravelmente. “As correntezas da costa da Patagônia nesta época do ano são muito fortes e acabam direcionando alguns pingüins para a costa do Brasil”, explicou o policial.

Santa Clara — O estudante Joacir Gomes de Sousa, 31 anos, encontrou um filhote de pingüim enquanto nadava no mar de Santa Clara, na manhã de ontem. Segundo ele, o animal estava muito debilitado e tentou fugir nadando. “Já fiz contato com o Ibama, que ficou de mandar uma equipe aqui amanhã (hoje) para buscá-lo”, explicou Joacir.

Fonte: Folha da Manha online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *