Famílias de pescadores podem requisitar o seguro-defeso
A pesca de camarão está proibida de 15 de julho a 15 de novembro nas lagoas do Complexo Lagunar — em Laguna, Jaguaruna, Imbituba, Garopaba e Imaruí — no Sul de Santa Catarina.
A medida é de autoria do Ibama e busca garantir a reprodução e crescimento da espécie. De acordo com o comandante da polícia ambiental, tenente Jefer Francisco Fernandes, quem for flagrado capturando os crustáceos pode pagar multa de R$ 700 a R$ 100 mil e pegar de um a três anos de prisão.
Pelo menos 5 mil pescadores profissionais dos cinco muncípios terão de buscar outras alternativas durante o período de defeso.
Para evitar prejuízos, eles podem requisitar o seguro-defeso, benefício no valor de um salário mínimo pago pelo governo federal.
— Um casal de pescadores receberia, portanto, dois salários mínimos, quantia razoável para sustentar a famíla durante o mês. Além disso, a pesca de peixes e siris pode ser feita normalmente, e isso representa uma boa renda — explica o presidente da Colônia Z-14, Antônio Manoel de Souza.
Fonte: Marcelo Becker | [email protected]