Notícias

Operação Sem Conciliação é finalizada oficialmente

Sábado, 05 de março de 2011.

O Steve Irwin e o Bob Barker em Hobart

O Steve Irwin e o Bob Barker em Hobart

O Steve Irwin e o Bob Barker chegaram em Hobart, na Tasmânia. Pelo terceiro ano consecutivo, a Polícia Federal Australiana estava no estaleiro esperando para atacar os navios, a pedido do governo japonês.

Como fizemos nos últimos três anos, a Sea Shepherd está cooperando com a Polícia Federal Australiana, com suas obrigações de fazer licitações do governo japonês. A Sea Shepherd está confiante das suas atividades no Oceano Antártico, que têm sido não-violentas e legais.

O Japão nunca cobrou a Sea Shepherd de algum crime relacionado às suas atividades de obstruir operações ilegais de caça baleeira no Santuário de Baleias do Oceano Antártico. Apesar disto, o governo japonês continua demandando que a Austrália pare os navios da Sea Shepherd que entram e saem de portos australianos. Infelizmente, para o Japão, a Austrália é uma nação democrática que atualmente precisa ter uma violação da lei antes de tomar medidas punitivas contra os cidadãos ou estrangeiros visitantes.

O Senador Bob Brown, do Partido Verde Australiano, irá saudar os navios e a tripulação após sua chegada. O Capitão Paul Watson e o Capitão Alex Cornelissen irão realizar uma conferência de imprensa com o senador Bob Brown às 11h (horário australiano).

A Operação Sem Conciliação é agora finalizada oficialmente. Esta tem sido a campanha mais efetiva da Sea Shepherd contra a caça ilegal baleeira no Oceano Antártico.

A Sea Shepherd estará preparada para retornar ao Oceano Antártico no fim deste ano, mais uma vez, se a frota baleeira japonesa voltar. “Nós estaremos preparados e nós estaremos prontos”, disse o Capitão Paul Watson. “Nosso objetivo é defender a integridade do Santuário de Baleias do Oceano Antártico. Nós temos feito isso desde 2002, e nós vamos continuar a fazer isso se houver qualquer ameaça futura ao Santuário e às baleias”.

Traduzido por Bruna Vieira, voluntária do ISSB.