Notícias

Oficial: projeto de lei europeu para proteção das focas foi aprovado!

O Parlamento Europeu, no dia 5 de maio, votou e aprovou pelo fim do lushcomércio de produtos importados derivados de focas. Nossa longa luta para esta meta terminou, e resultou em uma grande vitória da moralidade e responsabilidade ecológica sobre a crueldade e barbárie. O governo canadense já ameaçou a desafiar a legislação, esperada para entrar em vigor na primeira metade de 2010, na Organização Mundial do Comércio. Eles não terão sucesso e vão desistir, se tiverem senso de responsabilidade com a maioria do povo canadense – que não aprova este comércio, para não colocar em perigo acordos comerciais que giram em torno de 25 bilhões de dólares com a União Européia.

A votação do Parlamento em Strasburgo foi arrasadora: 550 votos a favor e só 49 contra, com apoio de 92% dos parlamentares. Espero que isto dê ao Governo do Canadá o recado que eles precisam para se conectar ao século 21, disse o Capitão Paul Watson. Esse tipo de barbárie não tem lugar em nosso mundo, hoje. É o maior golpe contra a indústria, que a deixará de joelhos.

A Sea Shepherd Conservation Society, entretanto, continuará seu esforço no combate contra o restante dos mercados. A Rússia é o próximo alvo, e com o término da caça às focas na Rússia e a declaração de Vladimir Putin, de que esta é uma indústria sanguinária, conseguiremos convencer a banir essa indústria. Restam apenas China e Japão. Com a pele de foca fora da moda européia, estará também fora na Ásia. Com isto, sobra o mercado de pênis de bebês-foca destinados a fazer chá, que o Canadá insiste em continuar vendendo para a China como uma cura milagrosa para impotência sexual.

O Governo canadense tentará manter o mercado de peles de foca subsidiando-o com milhões de dólares, mas isso faz pouco sentido econômico. Até mesmo a teimosa arrogância de políticos tem um limite, dependendo de quanto o povo tolerará isto deles. Políticos canadenses ficam repetindo que este tipo de indústria é importante e viável, embora no seu auge nunca tenha rendido mais que 20 milhões de dólares ao Estado. O governo estimou que a matança, neste ano, renderá 13 milhões de dólares. É um mistério como chegaram a tal número.

O que a indústria de peles de foca trouxe para a economia neste ano?

Vamos fazer umas contas.

Neste ano eles apanharam 59.500 peles de focas, de uma cota de 280.000. As peles valem agora somente 14 dólares a unidade, então totalizou 833.000 dólares, muito longe dos 13 milhões de dólares mencionados. Estes 833.000 dólares não consideraram os gastos com combustível, provisões, reparos dos barcos, seguro e equipamentos por parte dos caçadores. Estas despesas seriam de aproximadamente 50%, então a caça lucrou apenas 413.500 dólares.

Existem 6.000 caçadores de focas licenciados. Divida o saldo acima e chegamos ao valor de 69 dólares por caçador. Em uma demorada estação de caça, isto daria 0,03 centavos por hora de trabalho. O Canadá está perdendo 50 milhões de dólares por ano em vendas de pescado. Essa é uma megaindústria que o Canadá ameaça ver desandar 25 bilhões de dólares de acordos comerciais.

Os caçadores de focas estão choramingando e berrando alto. Este é um dia negro para o Canadá se esta proibição prosseguir, disse Robert Courtney, presidente da Associação Smokey de Pescadores da Nova Escócia. Isto realmente trará um impacto, porque não só afetará os caçadores de focas, mas os pescadores também. Nós não acreditamos que eles fariam isso.

Os pescadores estão reclamando que as focas estão comendo todos os seus peixes. A ciência tem demonstrado que a escassez de peixes não tem nada a ver com as focas, e sim com a pesca intensa. Há quinhentos anos atrás, existiam 45 milhões de focas, incluindo as quase extintas morsas. Hoje, com 10% da população original de focas restante, os pescadores continuam a culpar as focas, e os políticos fazem o que os pescadores pedem a eles.

Courtney disse que o a proibição foi votada baseada em informações imprecisas do movimento ativista pelos direitos animais. Eles basearam suas opiniões em um clipe de 10 segundos. Os ativistas nos provocaram, fizeram de tudo para obter aquele clip. Nós temos mudado nossas leis para fazer a caça menos cruel, mas não podemos fazer nada quando o propósito dos ativistas é impedir a caça às focas.

Esta declaração é um insulto à inteligência do Parlamento Europeu, feita por políticos canadenses que nada têm feito. Eles foram àquela região gélida para ver com os próprios olhos, e o que viram os deixaram horrorizados. Somado a isto, o Governo Canadense fez de tudo para impedir que se documentasse as crueldades sobre o gelo, tornando crime o ato de testemunhar a matança de focas.

Os parlamentares europeus têm estado sob pressão e chantagem por anos, não é de hoje, disse o senador liberal Celine Hervieux Payette. Isso foi marketing agressivo de pessoas que são, na sua maioria, vegetarianos. Não tem nada a ver com focas.

Payette nunca viu uma matança de focas, e sua ignorância é revelada quando diz que a oposição é, em sua maioria, vegetariana. A Sea Shepherd Conservation Society é uma organização de defesa da vida marinha, e pessoas que comem carne e condenam a caça às focas nunca perdoariam táticas desumanas de caça sobre o gelo praticadas em qualquer abatedouro no mundo.

Os defensores da caça às focas têm três desgastados e velhos argumentos, e nenhum carrega credibilidade. Eles acreditam que somente ativistas se opõem à caça. Dizem que a matança é regulamentada e humana. Defendem que a matança é uma necessidade econômica, e que os oponentes da matança fazem isto por dinheiro.

Nosso ‘negócio’ tem sido colocar-nos fora dos negócios assassinos, disse o Capitão Paul Watson. Ficarei muito feliz ao estar fora do ‘negócio’ de salvar focas, e mais feliz ainda ao ver as focas fora dos negócios assassinos. Watson tem sido contra a matança de focas desde os dez anos de idade.

Eu vi um filhote de foca morto quando tinha dez anos. E o olhar assombrado do filhote tem me acompanhado desde então. Tenho dedicado muito tempo de minha vida combatendo essa obscenidade, disse o Capitão.

Estamos contentes que o Parlamento Europeu tenha respondido às ambições dos seus cidadãos, e não tenha cedido à retórica desinformada e à campanha espalhada na Europa pelo Governo do Canadá. Sheryl Fink, da IFAW, disse que infelizmente, para os contribuintes canadenses, o irracional apoio do governo à matança de focas tem sido motivo de orgulho a inúmeros políticos canadenses. Essa reação emocional nao é socialmente ou economicamente algo responsável.

O senador canadense Marc Harb chamou o Governo para providenciar uma indústria alternativa e uma readaptação para os caçadores de focas do Atlântico canadense. É uma vergonha que o Governo Canadense não tenha dado ainda o passo necessário para atender a uma transição dos caçadores de focas para novas e mais viáveis indústrias, disse o senador. Harb esteve com o diretor Alex Earl, do Sea Shepherd em Vancouver, para receber 38.000 petições postais da Lush Cosméticos. O senador entregou então as petições pessoalmente ao primeiro-ministro canadense.

Após décadas de esforço, viagens às paisagens geladas, confrontos, detenções, brigas, encontros, discussões, ameaças e protestos, todo o movimento contra o comércio de peles pode agora curtir todo seu trabalho de sacrifício. Nós temos feito isso. Nós temos destruído o mais obsceno e cruel comércio de sofrimento e morte deste planeta.

Obrigado, Europa.