Odisséia pelas baleias: 20.000 milhas náuticas, 68 tripulantes, e 83 dias no mar pelas baleias no Oceano Antártico
Nossa chegada a Melbourn marca a conclusão de nossas viagens ao Oceano Antártico em 2007-2008, que começaram em 5 de dezembro de 2007. O Steve Irwin cobriu um total de 20.090 milhas náuticas (37,210 kilômetros) e fez três jornadas de retorno a Melbourn, da Austrália à costa da Antártida em três meses e meio. No total, o navio esteve no mar por 83 dias entre 5 de dezembro de 2007 e 15 de março de 2008. 20.210 milhas náuticas é apenas 1.590 milhas a menos de circunavegar o globo pela Linha do Equador.
Foi uma jornada épica e uma campanha extremamente efetiva. Nós cumprimos mais do que pensamos que poderíamos, ocupados com inúmeros confrontos com os japoneses baleeiros, e expomos para o mundo inteiro o problema da caça ilegal de baleias pelos japoneses – especialmente no Japão, onde a caça às baleias era um assunto freqüente na mídia.
Foi uma jornada longa, árdua e complexa, envolvendo logísticas e angariações organizacionais de âmbito internacional, voltando para fevereiro de 2007, diretamente após o retorno da última campanha na Antártida. Um total de 68 indivíduos de 12 nações diferentes participou das 3 jornadas nesta temporada. 33% dos membros da tripulação eram mulheres. 16% dos membros participaram de todas as 3 jornadas. Os 16% dedicados inclui: Capitão Paul Watson, Primeiro Oficial Peter Brown, Segundo Oficial Peter Hammarstedt, os Intendentes Mal Holland e Shannon Mann, Engenheiros Charles Hutchins, Willie Houtman, e Jessica Gartlan, Cozinheiros Zin Rain e Amber Paarman, e o Marujo Benjamin Potts. Simon Houtman foi a única pessoa normal a ir em todas as 3 jornadas.
A tripulação veio da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, EUA, Holanda, Suécia, África do Sul, Itália, Grã Bretanha, Bélgica, Espanha e Japão. 33 membros – 2 a menos da metade da tripulação – eram australianos. Como sempre ocorre em qualquer grande grupo de pessoas, houve alguns desapontados, alguns desviados por trivialidades, e uns pequenos encrenqueiros. Mas em geral, as 3 tripulações foram essenciais para o sucesso da campanha como um todo. O Capitão Paul Watson tem citado uns poucos indivíduos como exemplares e expressou seu especial reconhecimento pelos serviços e coragem além do que podia esperar deles.
Os Tripulantes de Prestígio:
Equipe da Cozinha de Bordo: Chef Zin Rain da Austrália e Segundo Cozinheiro Amber Paarman da África do Sul. Não há dúvidas de que o trabalho mais árduo é o dos cozinheiros, e servir três comidas veganas por dia, no horário, ao meio das constantes variações do mar, requer disciplina e determinação. Ambas dessas duas mulheres executaram um trabalho incrível na cozinha do Steve Irwin, e elas o fizeram com uma atitude positiva e sem reclamações. Ambas também serviram em todas as 3 jornadas. Nicola Paris serviu como Terceira Cozinheira, com exceção da terceira jornada.
Equipe da Sala das Máquinas: Sem os engenheiros, o navio não iria para absolutamente lugar algum, e esse ano foi particularmente intimidante com a paralisação da máquina principal na primeira jornada e a destruição de uma turbina central na segunda. Os engenheiros fizeram reparos duas vezes em tempo recorde, assim obtendo mais tempo para defender as baleias no mar. A manutenção da maquinaria no Steve Irwin requer um alto nível de profissionalismo e habilidade mecânica. Graças aos membros a seguir, o Steve Irwin teve uma turma de primeira, uma equipe da sala de máquinas de primeiro nível: Engenheiro Chefe Charles Hutchins da Grã-Bretanha, e Engenheiros Willie Houtman da Nova Zelândia, Steve Sikes dos EUA, e Jessica Gartlan e Stephen Bennet, ambos da Austrália.
Equipe da Ponte: Três vigílias diferentes guiaram o navio passando por mares tempestuosos e labirintos de icebergs, perseguindo, constantemente, a frota japonesa. O Primeiro Oficial Peter Brown dos EUA, e o Segundo Oficial Peter Hammarstedt, da Suécia, ambos fizeram um excelente trabalho. Dos Intendentes, Mal Holland, da Austrália, se destaca por suas habilidades e coragem durante ações frente-a-frente com os navios japoneses. E os outros Intendentes que fizeram seus trabalhos com dedicação foram Shannon Mann, do Canadá (que se tornou perita em condições do gelo), Nigel Mattison, de Nova Zelândia, Jeff Hansen, da Austrália (que era muito intuitivo em achar navios caçadores de baleias), Leila Von Stein, dos EUA (seu “russo” nos ajudou na comunicação com navios pesqueiros russos), Carly McDermott, da Austrália, e Kim McCoy, dos EUA (que é, também, Diretora Executiva da Sea Shepherd)
Equipe do Convés: Um reconhecimento bem especial para Dan Bebawi, da Grã-Bretanha, por assumir o controle do departamento do convés na terceira jornada, e organizar os problemas das duas anteriores. Ele fez um trabalho espetacular. A equipe do convés foi a mais numerosa, e a Sea Shepherd reconhece os esforços de todos que trabalharam nele, com notáveis admirações a Peter Bradley, por seu excelente trabalho com cordas, e por servir também como paramédico, a Riccy Jamieson, da Austrália, como ajudante de contramestre nas duas primeiras viagens, a Robert Garcia, Rob Longstaff, Aaron Barnes, e Paul Martin, da Austrália, e a Ian Martin, da Grã-Bretanha.
Equipe de Confronto: Agradecimentos especiais à equipe da linha de frente, àqueles que enfrentaram os navios caçadores de baleia abordando o Yusshin Maru n°2, e exaurindo o Nisshin Maru. Benjamin Potts, da Austrália, e Giles Lane, da Grã-Bretanha, corajosamente se ofereceram para subir a bordo do navio arpoador japonês, Yusshin Maru n°2, onde eles foram retidos por 3 dias antes de serem liberados. Um agradecimento especial, também, à habilidade e coragem de nossa equipe de confronto, mantendo-se firme diante dos ataques de granadas e tiros do Nisshin Maru, incluindo Lauren de Groot, da Holanda, Ralph Lowe e Alex Wallman, da Austrália. Um reconhecimento especial vai para o Segundo Oficial, Peter Hammarstedt, por ser o oficial responsável pela equipe de confronto.
Categoria dos Especialistas: O piloto de helicóptero, Chris Aultman, dos EUA, efetuou um trabalho extraordinário voando em condições climáticas adversas. Sua participação fez uma grande diferença para o sucesso da missão como um todo. Quem também merece reconhecimento é Brad Axiak, da Austrália, nosso técnico de helicóptero e mecânico que precisou fazer reparos em circunstâncias nada favoráveis.
Em águas tão longe da terra e comprometidos com atividades perigosas, é sempre bom ter a bordo um ótimo médico, e nós tivemos um excelente Oficial Médico, David Page, quem, durante a jornada, teve de lidar com o polegar quebrado de um oficial, e a pélvis fraturada de um dos tripulantes, além das escoriações sofridas durante os confrontos.
Manter o navio conectado ao mundo externo é o trabalho do Oficial de Comunicação, e o Steve Irwin foi sortudo por ter disponível um dos melhores peritos em computador e eletrônica, personagem no mesmo estilo nerd auto-confesso e fã da série Star Trek, Tom Emko, dos EUA, carinhosamente conhecido pelos vigilantes como “Sulu”.
A pessoa cujo nome não pode ser revelado é, também, a mais corajosa de todas. Referimo-nos a ela como Yoko(nome fictício). Yoko foi nossa única tripulante japonesa, e ao participar ela correu um enorme risco. Ela agiu como nossa tradutora , dando numerosas entrevistas à mídia japonesa sem se identificar. Nós gostaríamos de reconhecer, também, a dedicação da equipe do Animal Planet, que documentou toda a campanha para uma série de seis partes. Foram: Robert Case, Nicole Henrich, Jesse Dowd, David Bollinger, Keith Worthington, Charles Howard Ashley Dunn, Ann Aucote, Simon Wearne, Simeon Houtman, e Sam O’Reilly. Os fotógrafos Ferne Millen, Chantal Henderson, Joie Botkin, Noah Hannibal, e Ling-san Mark, todos da Australia, cobriram a campanha fotograficamente. Noah stood, com a equipe de confronto, capturou a chegada das granadas com a câmera.
E por último, mas certamente não menos importante, foi nossa equipe de apoio, guarnecendo os telefones em nosso centro de operações na Friday Harbor – Allice Lance e Alex Earl. Por causa das horas variáveis e datas diferentes, eles precisaram ficar disponíveis 24h por dia, 7 dias da semana. Seus serviços foram essenciais.
E para os nossos “amigos especiais”, que sabem exatamente quem são, obrigado por tornar essa campanha o sucesso que tem sido
Nenhuma frota de guerra pode sobreviver sem recursos, e isso se aplica à frota das baleias também. Para isto nós agradecemos a nossa dedicada equipe honorária, patrocinadores internacionais, que nos forneceram recursos para abastecer e preparar nosso navio, carregando nossa tripulação direto ao Oceano Antártico. Quanto mais forte é a nossa base de apoio, mais fortes e efetivos nos tornamos, e isso fica evidente com o fato de que, a cada ano, nossos esforços se tornam mais efetivos.
Ao mantermos a pressão, recusarmos voltar atrás e nos render por causa da pressão trazida contra nós, e continuarmos retornando ao Oceano Antártico, ano após ano, vamos dar um ponto final no crime da caça à baleia no Santuário de Baleias no Oceano Antártico.
Como o Governador da Califórnia disse: “Eu voltarei!”
A Sea Shepherd vai estar pronta para retornar ao Santuário de Baleias no Oceano Antártico em dezembro de 2008, se for preciso, para mais uma vez representar o direito de nossas clientes – as baleias – de viver sem medo das atrocidades ilegais da frota japonesa de navios caçadores de baleias.
Comentários do Capitão Paul Watson
Fundador e Presidente da Sea Shepherd Conservation Society