Notícias

O Yushin Maru 3 desiste de perseguir o Bob Barker

Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011.

(Da esquerda para a direita) Bob Barker perto do Nisshin Maru, enquanto o Yushin Maru 3 mantém distância (Foto: Simon Ager)

(Da esquerda para a direita) Bob Barker perto do Nisshin Maru, enquanto o Yushin Maru 3 mantém distância (Foto: Simon Ager)

Enquanto o Steve Irwin avança ao sul em direção à frota baleeira japonesa, os navios da Sea Shepherd, Bob Barker e Gojira, estão mantendo os caçadores longe da matança de baleias.

Hoje, o Yushin Maru 3 fez um movimento para testar o capitão do Bob Barker, Alex Cornelissen. O navio arpoador chegou rapidamente, como se estivesse fazendo um movimento de transferência de uma baleia morta, apesar de não ter uma, mas se utilizou dos mesmos movimentos, como se fizesse.

O Bob Barker não recuou e manteve sua posição. Se o navio japonês tivesse continuado o seu movimento, teria havido uma colisão. O Yushin Maru 3 recuou e se retirou, deixando o Bob Barker bloqueando a rampa da popa do Nisshin Maru.

O Nisshin Maru tem sido incapaz de tirar o Bob Barker dos blocos de gelo. O Gojira continua na parte externa dos blocos de gelo, e acelera para encontrar os baleeiros quando estes emergem do gelo.

O Bob Barker bloqueando a rampa do navio-fábrica (Foto: Simon Ager)
O Bob Barker bloqueando a rampa do navio-fábrica (Foto: Simon Ager)

Não há nenhuma maneira possível para que os baleeiros japoneses carreguem as baleias sem causar uma colisão com o Bob Barker, e o Capitão Cornelissen não tem intenção de recuar para permitir que eles façam isso.

A frota baleeira está em 14 nós, em um curso de 045 na posição de 74 graus e 34 minutos ao Sul e 149 graus e 9 minutos a oeste. Esta posição é do lado sudeste do Mar de Ross, a cerca de 2.500 quilômetros da Nova Zelândia.

Há rumores de que o navio da Marinha da Nova Zelândia, Wellington, está indo para o Mar de Ross. Tanto sua missão como o seu destino são desconhecidos.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB.