Destaque, Notícias

O poder do ecoturismo como instrumento de consciência ambiental – Ilhabela/SP

Por Noelle Falchi

03/09/2016

A preocupação acerca da preservação do meio ambiente é recente na história da humanidade. Mas seu caráter contemporâneo não à torna menos importante. A consciência do que é o mundo e como nos relacionamos como ele é, provavelmente, o caminho mais seguro para se alcançar um modelo de educação ambiental efetiva na qual todos os elementos envolvidos sejam beneficiados.

A qualidade de vida em um ambiente cujo ecossistema está em equilíbrio amplia possibilidades de crescimento em diversos aspectos da vida do ser humano: o bem-estar físico e psicológico, a saúde mental e emocional e, principalmente, a educação geradora de consciência. Além disso, incutir nas pessoas o sentimento de que é dever individual a preservação do meio ambiente, considerando que ações de cuidados estendem-se desde as mais miúdas atitudes e que, em ampla escala, é dever da esfera pública orquestrar mecanismos que garantam isso, cria-se uma tríplice de sucesso bastante sólida – ao menos na teoria.

O INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL, trabalha, incansavelmente desde 1999, pela preservação da biodiversidade marinha brasileira. Partidário da proteção e a favor do benefício da vida, o instituto vem se dedicando ao município-arquipélago de Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo.

Considerado como estância balneária para o Estado, o município composto por mais de 80% de Mata Atlântica protegida pelo Parque Estadual de Ilhabela, é conceituado destino turístico do Brasil. As belezas naturais atraem milhares de turistas todos os anos e, enfaticamente, Ilhabela é conhecida pela força do Ecoturismo, prática de atividades baseadas na relação sustentável com a natureza.

Santuário Ecológico Marinho de Ilhabela/SP – imagem da internet

Santuário Ecológico Marinho de Ilhabela/SP – imagem da internet

Cardume de Salemas na Ilha das Cabras Ilhabela – foto Thiago Guirado

Cardume de Salemas na Ilha das Cabras Ilhabela – foto Thiago Guirado

Tartaruga de Pente na Ilha das Cabras em Ilhabela – foto Thiago Guirado

Tartaruga de Pente na Ilha das Cabras em Ilhabela – foto Thiago Guirado

Em contrapartida, o município ainda carece de iniciativas políticas que tenham como objetivo a regulamentação do turismo de forma assertiva, como por exemplo, o monitoramento treinado para os visitantes e o controle da pesca ilegal e predatória.
Impactos de grande importância para a situação ambiental privilegiada de Ilhabela também necessitam de monitoramento, além do incentivo de políticas públicas que possam tutelar o rico berçário marinho existente ali. Com condições ideais para uma diversidade extensa de animais vertebrados e invertebrados, o local torna-se ambiente natural para reprodução e alimentação destas espécies.
Assista ao vídeo Sea Shepherd Brasil – Rico berçário marinho em Ilhabela/SP precisa de proteção em nosso canal do youtube

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Act9zNnEK4g[/youtube]

Neste sentido, a SEA SHEPHERD BRASIL está organizada através de ofícios e de seus voluntários, chamando a atenção para a proteção, defesa e conservação do local, juntamente com mergulhadores e turistas. A luta pela preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que Ilhabela oferece a seus visitantes é, essencialmente, uma briga por reconhecimento. Pois só através da legitimação da importância ecológica que o local representa, da problematização sobre como sua destruição ou abandono causariam efeitos de ordem mais ampla, e da educação desde o âmbito familiar sobre os cuidados necessários com o mundo em que vivemos, então, ocorrerá o despertar de consciência no sentido de proteger a natureza como parte integrante de seu próprio ser, e não como mero elemento externo. Porque o cuidado com a natureza é, antes de tudo, o cuidado com a própria vida, nossa geração e nossos valores.