Editorial, Notícias

O Natal sem lixo: formas simples de criar menos lixo

O natal está quase chegando e gostaríamos compartilhar algumas dicas para reduzir o consumo e o descarte de lixo nessa época do ano. Se repensamos no real significado do natal, talvez comecemos a mudança de uma experiência de natal sem lixo.

        1.  Use sacolas reutilizáveis.

Antes de comprar qualquer coisa, no mercadinho, nas feirinhas das ruas, na padaria, na livraria, ou shopping, seja presentear ou acalmar esse desejo próprio de consumo. Por favor, lembre-se de trazer sua sacola de tecido ao invés de receber sacolas de plásticos ou de papel. Seja sincero consigo mesmo, apenas você os usa uma vez e logo vá para o lixo. 

     

2.  Use utensílios de vidro, alumínio, porcelana.

Nestas festas, as visitas são muito comuns. Por isso, evite comprar descartáveis (copos, pratos, talheres). Faça, de lavar louças, parte de uma atividade entre sua família. Cantando, contando histórias, ou experiências enquanto lavem elas. A gente tem convívio na hora de lavar louças, também.

3  . Faça decorações com suas próprias mãos, decorações sustentáveis.

Fomos abençoados com o dom da criatividade. Use sua imaginação e crie suas próprias decorações com materiais reutilizáveis.

4.  Pare de adivinhar o que a pessoa deseja para o natal…

Sei que você amaria surpreender a aquela pessoa querida com um presente especial, mas outras vezes compramos presentes, na qual a pessoa realmente não deseja ou precisa. É Melhor perguntar o que eles (as) gostariam receber, ou também, pode pedir sugestões.

   

5.   Presenteie coisas que você fez.

Você poderia tricotar ou costurar uma peça de roupa, criar e escrever um cartão de natal, cozinhar um bolo especial ou criar algum objeto artesanal. Este tipo de detalhes é muitas vezes mais apreciado do que os objetos comprados em lojas.

6.   Presenteie experiências ao invés de objetos materiais.

Ingressos para o teatro, cinema, paradisíacas praias, festivais gastronômicos ou culturais, viagens inesquecíveis. Os objetos ficam ali em algum espaço, mas as lembranças/experiências são levadas para sempre nos nossos corações.

  7.   Pare de embrulhar presentes.

Oculte os presentes. Prepare atividades, pequenos mapas ou dicas de onde estão cultas. Podem participar crianças e adultos que se resistem em crescer. Procurando os presentes em lugares comuns ou lugares inesperados como na geladeira, embaixo da pia, entre outros. Outra opção é embrulhar com folhas e decorá-las com flores e folhas.

 

 8.   Evite comprar presentes sem conhecer bem às pessoas.

É inegável que o amigo segredo é uma forma de socializar e conhecer melhor aos colegas ou conhecidos. Sejamos sinceros: Se você não conhece à pessoa bem, terá uma alta probabilidade de dar e receber um presente que em curto tempo se tornará em lixo, também.

Espero que estas dicas sejam úteis a vocês, um natal sem lixo é o desejo para esta festividade.

Por Evelyn Peñaloza, voluntária do núcleo Rio de Janeiro da Sea Shepherd Brasil