Editorial

O capitão Peter Hammarstedt lança o veleiro Sea Shepherd Italia

Por Cristina Giusti, Coordenadora do Grupo de Mídia, Sea Shepherd Itália

O Capitão Hammarstedt é recebido com o tradicional Leão de Veneza na Prefeitura de Veneza. Foto: Marianna Baldo

Foram dois dias repletos de emoção sincera para o recente capítulo italiano da Sea Shepherd Conservation Society. Na manhã do dia 01 de setembro, Veneza acordou com a visão incrível e surpreendente do Capitão Hammarstedt chegando de gôndola ao talvez mais famoso marco de Veneza, Piazza San Marco, navegando pelo remador Thommaso Luppi. O capitão Peter Hammarstedt chegou em Veneza para uma recepção oficial muito quente da cidade e de seus representantes. Uma grande delegação de gondoleiros venezianos e um grupo de apoiadores e voluntários da Sea Shepherd estavam prontos para acolher com alegria o capitão Hammarstedt. Mais tarde, o capitão visitou assessores e outros funcionários nos corredores antigos da prefeitura da cidade de Veneza, e recebeu uma recepção tradicional, quando foi agraciado com uma réplica do Leão de Veneza, mascote lendário da cidade.

No Clube de Vela de Veneza, os preparativos estavam em andamento para a cerimônia de batismo do Sea Shepherd Italia, um veleiro doado para esta seção italiana. A nova embarcação é uma adição bem-vinda à frota, e será um embaixador em defesa do oceano, especificamente ao longo da costa mediterrânica. Hoje, o atum azul em extinção, um animal marinho extraordinário, está sendo indiscriminadamente e ilegalmente pescado à extinção em nossos oceanos. Durante a Operação Fúria Azul, em 2010, a Sea Shepherd interveio para liberar 800 atuns azul – muitos deles jovens – que haviam sido capturados ilegalmente após o encerramento da temporada de pesca, que hoje estão nadando livres em nossos oceanos por causa de nossa ação.

O Clube de Vela de Veneza deu à Sea Shepherd uma recepção calorosa e impecável para comemorar o lançamento do navio, enquanto a cidade de Veneza oficialmente abraçou o emblema Jolly Roger da Sea Shepherd, de sua amizade com a “Marinha de Netuno”.

O veleiro foi pintado com as cores oficiais da frota da Sea Shepherd, e sua vela foi transformada em um gigante Jolly Roger. A diretora italiana da Sea Shepherd, Andrea Morello, o coordenador da área nordeste italiana, Stefano são, e outros voluntários que trabalham duro fizeram um excelente trabalho de apresentação do navio como um membro digno da frota da Sea Shepherd, com a tarefa de difundir o conhecimento e concentrando a atenção na frente do Mediterrâneo.

Durante o evento, o Jolly Roger voou no mastro do Clube de Vela de Veneza, enquanto o Capitão Hammarstedt falou a uma multidão muito entusiasmada de simpatizantes. Para concluir seu discurso, e em italiano impecável, ele disse: “Ti battezzo Sea Shepherd Italia“, que significa “Eu te batizo, Sea Shepherd Itália“, no momento em que ele bateu no casco do navio com uma garrafa de vinho espumante italiano.

Após a cerimônia de lançamento, um barco histórico veneziano chamado de “Topo” (“Rato”) comemorou a visita do Capitão Hammarstedt da Sea Shepherd, levando o capitão de volta ao continente através dos canais de Veneza para o centro célebre da cidade e sua “calli”, o tradicional nome para as ruas de Veneza.

O Grande Canal, a Ponte Rialto e a Praça de São Marcos cumprimentaram o Capitão Hammarstedt, que mais tarde disse: “Quando eu ando pelas ruas de Estocolmo, eu sinto que estou andando em um cartão postal, mas quando eu estava andando nas ruas de Veneza, eu senti como se estivesse em uma pintura.”

A Sea Shepherd Itália, a cidade de Veneza, o Clube de Vela de Veneza, e todos os voluntários italianos e simpatizantes da Sea Shepherd dão seu apoio à Sea Shepherd e ao Capitão Paul Watson neste momento, e orgulhosamente manifestam sua intenção profunda e sincera de permanecerem firmes na sua lealdade para com o Capitão Watson e a Sea Shepherd.

A Sea Shepherd Itália gostaria de agradecer a Sea Shepherd sede por tomar parte neste evento memorável. A visita permanecerá nos corações e mentes de quem teve a grande honra de vivê-la e compartilhá-la. Estamos ansiosos para o nosso novo navio, o Sea Shepherd Italia, sendo um grande embaixador no Mediterrâneo em defesa da fauna marinha!

O Capitão Hammarstedt e os voluntários Sea Shepherd Itália em uma gôndola. Foto: Marianna Baldo

O Capitão Hammarstedt, voluntários e apoiadores com o novo navio, o Sea Shepherd Italia. Foto: Marianna Baldo

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil