Notícias

Núcleo Rio de Janeiro realiza limpeza subaquática na Praia da Urca com a REAMAR

Por Gisele Pontes, voluntária de Comunicação e Marketing do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo Rio de Janeiro

Dia 01 de setembro de 2012, a REAMAR – Rede de Educação Ambiental Marinha – realizou o segundo evento proposto para o bairro da Urca, com a participação do Núcleo RJ do Instituto Sea Shepherd Brasil.

No início do evento, os voluntários peneiraram toda a areia sob a tenda, retirando o microlixo ali acumulado.

A Urca oferece muito trabalho aos voluntários dispostos. É uma praia movimentada de águas calmas e pequeno pedaço de areia, atraindo assim grande quantidade de famílias, que infelizmente deixam na areia todo tipo de resíduo, e tudo isto acaba no mar.

Foto: Maraguary Ribeiro Santos

Depois da limpeza sob a tenda e separar o lixo da folhagem, foi montada a parte da Educação Ambiental. As crianças ficaram surpresas com as imagens dos animais marinhos que foram mortos pelo microlixo, igual ao que recolhemos naquelas areias.

Através do Clube Carioca de Canoagem, as crianças foram incentivadas à coleta do lixo flutuante, além ter a oportunidade de conhecer o esporte.

Foto: Clube Carioca de Canoagem

O evento contou ainda com uma oficina de Nós Náuticos do Projeto Grael, exposição de fotos do lixo encontrado na Baía de Guanabara, coleta seletiva de material eletrônico e outras atividades.

Hora de ir para debaixo d’água, e a turma de mergulhadores já estava a postos. Foram 13 mergulhadores para trabalhar no costão da Praia, com o equipamento cedido pela Operadora Mar do Mundo, que contaram com o suporte do barco do Iate Clube do Rio de Janeiro, além de um Ecoboat, que também trabalhava recolhendo o lixo flutuante.

Algum tempo depois, e apesar das péssimas condições, muito lixo foi recolhido.

Foto: Josiane Balland

Foto: Josiane Balland

Os voluntários fotografaram as belezas do fundo do mar, apesar da quantidade de lixo encontrado, que é descartado sem nenhum pudor na Praia da Urca.

No vídeo abaixo, observamos a beleza de um cavalo marinho filmado pelo voluntário Rodolfo Giordano durante a limpeza

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bpAIzkS8SJI&feature=youtu.be[/youtube]

O projeto REAMAR fará ainda este ano, mais três mutirões de limpezas subaquáticas e de areia no Bairro da Urca.