Notícias, Operação Ondas Limpas

Mutirão de limpeza retira mais de 270 kg de lixo de rios do Paraná

Voluntários retirando pneu do rio

Um mutirão de limpeza organizado pelos moradores do município de Quatro Barras (PR), com o apoio da Sea Shepherd Brasil, retirou mais de 270 kg de lixo dos leitos e dos arredores dos rios Cercado e Curralinho neste domingo (20). A mobilização contou com aproximadamente 20 pessoas, além do auxílio da prefeitura da cidade e da Sanepar, e também realizou o plantio de mudas nativas da mata atlântica local.

De acordo com coordenador da Sea Shepherd Brasil, Jackson Silva, a limpeza nos rios tem impacto direto na represa do Iraí, que abastece Curitiba. “Sabemos da situação precária que se encontra a represa do Iraí, atuando aproximadamente com 20% de sua capacidade. Com essa seca, podemos ver o volume absurdo de lixo descartado incorretamente”, afirma.

Um dia antes da limpeza dos rios paranaenses, no dia 19, foi celebrado o Dia Mundial Da Limpeza. Para Silva, o fato de a limpeza ter sido uma mobilização da própria comunidade é algo a celebrar. “Os próprios moradores da região se organizaram para fazer essa limpeza. A educação e conscientização ambiental pode e deve fazer a diferença nas nossas comunidades”, aponta.

Voluntários coletando lixo

Doe para ajudar nas limpezas, resgate de fauna e comunidades que necessitam de assistência.

Doe para ajudar nas limpezas, resgate de fauna e comunidades que necessitam de assistência.