Notícias

Membro da Sea Shepherd auxilia resgate de bebê jubarte em Tonga

Foto: Matafonua Lodge

O membro da Sea Shepherd, David Blanchard, auxiliou no resgate de uma baleia jubarte em Tonga, na última sexta-feira, 14 de setembro.

Um bebê de baleia jubarte foi encontrado encalhado na praia da Ilha Nuku Namu, em Ha’apai. Depois de um esforço de oito horas pelos proprietários e hóspedes do hotel Matafonua Lodge, bem como de tonganeses locais, a baleia foi resgatada e liberada para a maré alta.

O resgate foi filmado em um vídeo surpreendente, editado pelo proprietário do Matafonua Lodge, Darren Rice, um fotógrafo subaquático. “Nós tivemos sorte o suficiente para ter três veterinários e David Blanchard, um membro da tripulação da Sea Shepherd, com a gente aqui no resort”, disse Darren, que publicou o vídeo e imagens na página do Facebook do Matafonua Lodge.

Os voluntários, incluindo tonganeses locais, ajudaram a manter a baleia fresca e úmida, até que fosse capaz de levantá-la e levá-la de volta para a maré, às 4:45 da tarde. “O bebê nadou e pode ser ouvido vocalizando, possivelmente chamando por sua mãe. Ele foi visto pela última vez indo para águas profundas. Muito obrigado a todos que ajudaram. Esta foi uma experiência verdadeiramente surpreendente, que vai mudar as nossas vidas. Boa sorte para o bebê, que estava com tanta paciência e esperou que a maré subisse”, disse ele.

Esta foi a primeira vez que Darren viu um encalhe em Ha’apai. As baleias jubarte vêm a Tonga da Antártida para acasalar e dar à luz nas águas quentes de Tonga, onde podem ser vistas durante a época de migração anual, que vai de julho a outubro. Em setembro, as baleias estão indo para o sul com seus bebês, de volta às águas da Antártida.

Fotos e vídeo do resgate:

https://www.facebook.com/matafonualodge

http://www.matafonua.com/whale-stranding-video/

Foto: Matafonua Lodge

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil