Sydney, Austrália –Capitão Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd, anunciou esta semana uma parceria com a Lush Cosméticos para elevar a consciência global sobre a problemática envolvendo a população de tubarões.
A Lush lançará uma campanha internacional em mais de 550 lojas em todo o mundo nos próximos meses para chamar a atenção para o fato de que 90% dos tubarões em todo mundo já foram exterminados e que 100 milhões de tubarões são mortos anualmente para a retirada de suas barbatanas, carne, cartilagem e óleos, tornando a situação destes animais crítica. A Lush terá uma campanha de vitrine, materiais educacionais nas suas lojas e um novo produto, “Sabonete de Barbatana de Tubarão”, onde a venda beneficiará a Sea Shepherd.
A Austrália foi escolhida para o lançamento da campanha porque a decisão do governo em aprovar uma proposta para a pesca de tubarões dentro da Grande Barreira de Corais, no estado de Queensland, é esperada para setembro de 2008. A hora para ação pública contra esta proposta é agora. A Sea Shepherd e a Lush acreditam que o Departamento de Pescas de Queensland não consegue ver os perigos óbvios que esta proposta trará, portanto divulgar o que esta acontecendo para o público global é a única solução.
O Capitão Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd, diz: “Os tubarões moldaram a evolução em nossos oceanos durante 450 milhões de anos, e o desaparecimento deles já causou danos severos aos ecosistemas marinhos globais. Extinção de espécies de tubarão causará danos irreparáveis.”
“Se nós não conseguirmos salvar os tubarões, nós não salvaremos nossos oceanos, e se nossos oceanos morrerem, toda a humanidade morrerá. A Lush e a Sea Shepherd reconhecem que nós precisamos salvar os tubarões e assim, nos salvar e, por isto, estamos trabalhando juntos para fazer isto acontecer” – diz ele.
Andrew Butler, Diretor de Campanhas Globais da Lush Cosméticos complementou “A Lush é uma empresa que vem fazendo campanhas e encara com seriedade assuntos como o teste em animais para produtos cosméticos. Mas com 100 milhões de tubarões sendo mortos todos os anos e tempo se esgotando rapidamente para os 10% restantes, a campanha contra o finning de tubarão (prática de pesca onde somente as barbatanas do tubarão são aproveitadas) e a pesca predatória é talvez o nosso maior desafio até hoje”
“A Lush Cosméticos possui mais de 550 lojas em mais de 50 países, e nós estaremos fazendo esta campanha em todas elas; porém a natureza da campanha global depende muito da decisão do Departamento de Pescas na Austrália no mês que vem – se a decisão for contra os tubarões nós sabemos quem será o alvo de nossa campanha” diz ele.
Biólogo Richard Fitzpatrick comenta “A pesca de barbatana de tubarões proposta é completamente ilógica – nós não sabemos nada sobre a biologia básica destes animais – o crescimento deles, ciclos de reprodutividade, etc. A proposta é um desastre garantido.”