Destaque, Notícias

LIXO NAS PRAIAS – Limpeza e conscientização ambiental O que você pode fazer a respeito disso?

Recolhemos no último final de semana detritos diversos, foram plásticos sortidos em utensílios de uso único como canudo, copos ou garrafas de água, talheres, garrafas de vidro e muita bituca de cigarro que foram retirados do ambiente. Não é só um ato de cidadania que visa a conservação do meio ambiente e animais marinhos mas também um ato de conscientização da realidade em que vivemos: Lixo e mais lixo em nossas praias por falta de educação e respeito aos aceanos.

 

Limpar uma praia é uma ótima maneira de envolver todas as pessoas, desde crianças a adultos, que juntos podem proteger e conservar os oceanos em poucas horas de limpeza. Requer poucos recursos e pode ser organizado com um pequeno esforço e parcerias.

Os voluntários da Sea Shepherd se organizam todo mês para limpeza dos detritos marinhos em praias do país. Toneladas de lixo, em terra e mar, já foram retirados nos estados brasileiros em que atuamos. E neste mês de dezembro não foi diferente! O resultado foi o seguinte:

 

Em São Paulo, no Canto do Forte em Praia Grande, houve Clean Up com remada ecológica. A ação retirou 25 quilos de micro lixo, dentre eles foram: 1687 bitucas de cigarro, 731 canudos, 13 latas de bebidas, 08 garrafas de vidro, 83 tampinhas de garrafa, 128 copos plásticos, 31 embalagens de isopor e muitas oferendas religiosas em poucas horas de limpeza na orla da praia.

Concentração de voluntários para limpeza na praia, boas práticas sustentáveis e remanda ecológica do Canto do ForteSP

Na tenda armada na praia os banhistas puderam saber mais sobre a Organização e ação do dia, como também puderam saber mais sobre as boas práticas sustentáveis que devemos adotar no dia a dia, ao exemplo de RECUSAR as sacolas plásticas e utilizar sacolas retornáveis, utilizar canudos de bambu, talhares de metal ou madeira e muitas outras práticas que contribuem para evitar o lixo em nossos oceanos.

O evento teve a participação da Raia Sul Guarderia como co-organizadora e do artista plástico e Embaixador do Mar Erick Wilson que ajudaram mais uma vez na atividade.

 

Trabalho meticuloso de separação do lixo.

Remada Ecológica no Canto do Forte – Praia Grande SP.

No Paraná, em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado em 05 de dezembro, data instituída em 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a ação ocorreu em Pontal do Paraná e concentrou-se nos balneários de Santa Terezinha e Praia de Leste. 

Muito lixo estava na areia, mas a maior parte estava nas áreas da vegetação de restinga.

Dentre os resíduos retirados da praia predominaram as garrafas PET e vários tipos de plásticos, bitucas de cigarro, hastes de cotonete, pedaços de isopor, garrafas de vidro e latinhas de alumínio. Também foi encontrado muito material considerado micro lixo, o qual representa um grande risco à vida marinha, pois muitos animais acabam ingerindo esses materiais causando sofrimento e muitas vezes a morte do animal.

Diversos tipos de materiais são encontrados nas praias.

Há mais de um ano o ISSB núcleo Paraná realiza limpezas de praia, não só com o intuito de manter as praias limpas e minimizar os impactos antrópicos na vida marinha, mas também de conscientização do público.

Já no Rio de Janeiro, a coleta do micro lixo ocorreu na Praia Vermelha – Urca. Neste dia a Sea Shepherd Brasil e demais Organizações fizeram um evento único – educação ambiental e cleanup na praia e mar.

Voluntários da Sea Shepherd retiraram micro lixo na areia da Praia VermelhaRJ

No espaço da tenda entre os demais participantes, retratamos em exposição de fotos de como o lixo pode prejudicar a vida marinha. 

Exposição de fotos na Praia da VermelhaRJ

No Rio Grande do Sul, na Praia do Hermenegildo a ação ocorreu para registros de imagens e monitoramento. A atividade de limpeza de praia ocorrerá no próximo ano dia 06 de janeiro em parceria com a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar. Junte-se a nós!

E assim se encerra mais um mês de atividade da Campanha Marine Debris Sea Shepherd no litoral brasileiro. Devemos manter as praias e o ambiente marinho limpos. Atitudes como descartar o seu lixo corretamente e reciclar seus resíduos podem ter grandes resultados para o equilíbrio da vida marinha.

Reflita suas atitudes! #Reduza #Recuse #Reuse #Recicle.

 

A vida marinha agradece.

Instituto Sea Shepherd Brasil

Dezembro 2017 – Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo.