Notícias

Livro de ficção inspira-se no ativismo da Sea Shepherd para defender animais

Por Maria de Nazareth Agra Hassen

livroPoucas pessoas no Brasil tomaram conhecimento. Três jovens brasileiros, entre eles um ativista vegano do interior do Rio Grande do Sul, estiveram a bordo de navio da Sea Shepherd, interceptando baleeiro japonês. Como foram parar lá? Que jovens são estes? Os meninos brasileiros e um uruguaio ficaram retidos no navio baleeiro, e seu destino por vários dias foi uma incógnita. Durante o período em que não se tinha notícia deles, seus pais receberam apoio do governo brasileiro que prometeu interceder na delicada questão de direito internacional. Sem sucesso.

O final, para os meninos, foi feliz. Um pouco menos interessante do que gostaria como coautora do livro de ficção que conta a história, porque nem no mundo da literatura conseguimos enfrentar as forças do establishment. De qualquer forma, é um livro infantojuvenil com boas chances de ser adotado em escolas em razão de se inserir nos temas transversais, tão pedagogicamente valorizados. E é um livro que tem personagens envolvidos com a defesa animal, um deles legítimo DDA (Defensor dos Direitos Animais).

Fabiano é levemente inspirado em um amigo também nascido no interior do Rio Grande do Sul, onde a vida de um animal é tão desimportante quanto uma caixa de papelão. Mesmo assim, tanto meu amigo, quanto o personagem Fabiano Vegano, sentiram despertar em si a noção de respeito pela vida animal. Um nasceu em São Vicente, o outro em São Francisco de Assis (óbvio). Fabiano com notáveis vantagens por ter uma família vegetariana. Não contente com a dieta sem crueldade, deu um passo adiante por entender que era também preciso ser ativista. Encontrou apoio na namorada e em um amigo e, mais adiante, ao cruzar com outros simpatizantes da ideia de defender baleias, embarcou (mesmo) na primeira grande aventura de sua vida. Fabiano tem blog e perfil no Orkut, é só procurar por Fabiano Vegano e ser seu amigo virtual (afinal ele também é virtual).

O livro traz um competente projeto gráfico (Todotipo Editorial) e tem impactantes ilustrações de Walter Moreira-Santos. Aqui Dentro Há um Longe Imenso (Editora Saraiva) narra a história de cinco jovens e um gato que se encontram no navio Steve Irwin, comandado pelo capitão Watson. Escrito a seis mãos por Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Luiz Paulo Faccioli, Sergio Napp e por mim, Nazareth, o livro promete personagens densos, intensos, aflitos, afetivos, abertos a transformações. Uma boa leitura para pré-adolescentes, adolescentes e jovens, que pode dar um empurrãozinho na formação de novos ativistas pelos direitos animais.

O livro será lançado no dia 13 de outubro, quarta-feira, com autógrafos e coquetel, na Livraria Saraiva em Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1181 – Shopping Praia de Belas, 2º piso), às 19:30.