Notícias

Limpeza na Praia dos Ingleses (SC) recolhe mais de duas toneladas de lixo

Por Hugo Malagoli, Diretor regional voluntário do Núcleo SC

No dia 28 de setembro, em uma manha chuvosa, voluntários do Instituto SeaShepherd Brasil (ISSB), Núcleo de SC, e a Operadora de Turismo de Aventura Adrenailha, promoveram um mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC). Na extensão de 200 metros de praia foram recolhidos mais de 2 toneladas de lixo.

Foto: Thiago Menezes

Durante a ação foi verificado que no canto direito da Praia dos Ingleses há uma comunidade de pescadores que utilizam os ranchos de pesca (que deveriam servir apenas pra abrigar os barcos) como moradia. E como já sabemos onde há seres humanos, infelizmente, há acumulo de lixo. Também foi constatado que a COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Capital de Florianópolis) responsável pelo recolhimento do lixo, não realiza a limpeza de forma correta deixando detritos na praia. Fato lamentável.

Plásticos, pneus, eixo de um carro e um fogão estavam entre os detritos recolhidos. Se a ação não ocorresse todo este lixo iria para o mar. Foto: Thiago Menezes

“Continuaremos deixando nosso descanso de lado, e até debaixo de chuva faremos nosso trabalho voluntário. Com este pequeno gesto salvamos milhares de seres marinhos, que fatalmente comeriam o lixo acumulado na praia. Só lamento o pouco interesse da sociedade em realizar estas práticas de sustentabilidade. Muito se fala e pouco é concretizado. Enquanto o problema não atingir diretamente as comunidades nada será feito. Agradecemos a todos que colaboraram”, enfatiza Hugo Malagoli, Diretor do Núcleo SC. 

A quantidade de lixo era tão grande que foi preciso chamar um trator para recolher o material. Foto: Thiago Menezes

Agradecimento especial ao Nivaldo, do restaurante Recanto dos Brunidores, que apoiou a atividade fornecendo um almoço especial para os voluntários e ao Costão do Santinho Resort, que disponibilizou sacos de lixo e luvas.