Destaque, Notícias

LIMPEZA LAGOA DA CONCEIÇÃO (SC)

Por: Hugo Malagoli
Fotos: Núcleo SC

No dia 16 de março foi realizado a primeira limpeza subaquática e micro limpeza de orla na Lagoa da Conceição, em Florianópolis /SC. A Lagoa da Conceição, cartão postal de Floripa, vem sofrendo por anos com a degradação ambiental, sejam em construções irregulares e contaminação da rede pluvial por ligações clandestinas. A micro limpeza realizada tinha como objetivo remover o lixo que geralmente passa desapercebido e que é fatal para a vida marinha, como restos de cigarro, papel de bala e outras coisas pequenas. Em cerca de 30 metros de faixa da orla, foram coletadas mais de 2000 bitucas de cigarro.

“Creio que o pessoal não jogaria os tocos de cigarro diretamente na lagoa se soubessem o impacto que representa para o ecossistema marinho. Se esquecem de que todo lixo jogado no chão acaba indo para o oceano através de bueiros” , afirma o voluntário Santosha, da parceira Fun Dive.

A limpeza subaquática foi também preocupante, vários copos plásticos, latinhas, e até guarda sol quebrado foram retirados de lá. Foram também encontradas mesas e cadeiras, que por já haver vida marinha incrustada, optou-se por não retirar do local.

Agradecimentos especiais ao Cláudio da operadora de mergulho PARCEL por ceder os equipamentos. Ao Dive Master Sérgio pela prestimosa ajuda na logística. A COMCAP por ceder luvas e sacos de lixo para a limpeza terrestre. Ao Santosha da Fun Dive, por ceder sacolas de coleta subaquática. E aos voluntários Ricardo (Parcel), Ana paula, Arnon, Flavia, Dimitri, Julia, Marcelle, Mariana e Luma.