No dia 19 de Abril, voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Guardiões do Boto realizaram uma limpeza e plantio de mudas nativas na Ilha do Capim, que fica próximo ao canal da barra na Cidade de laguna/SC.
As equipes unidas se deslocaram de barco até o local onde uma grande quantidade de lixo foi recolhida.
“A Ilha do Capim é freqüentada por pessoas que utilizam o espaço para acampar e fazer churrasco. Infelizmente nem todos tem a consciência de trazer de volta a terra o seu lixo. E o outro problema é que a corrente do rio também leva lixo para lá”. Comenta Elias Ochs, presidente do IGB.
Após o recolhimento do lixo, que totalizou vários sacos de 100 litros, foi feito o plantio de mudas nativas, em especial a Aroeira que é bem resistente.
Um fato curioso é que foi encontrado um provável sambaqui no local. Sambaqui para quem não sabe é um sítio arqueológico (muito comum na região) dos antigos povos indígenas que habitavam o local. Será feito um posterior estudo para comprovar isso.
“Caso seja comprovado o sambaqui, tentaremos buscar apoio do departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Santa Catarina para preservar o local com mais afinco”. Comenta Hugo Malagoli, Diretor do Núcleo de SC.