O Mercado Atacadista Metropolitano Central do Japão anunciou no último dia 10 de novembro que o mercado de peixe Tsukiji irá
barrar todos os turistas na área de leilão de atum, do dia 1 dezembro de 2010 a 22 janeiro de 2011, assegurando que as atividades de leilão serão realizadas normalmente.
De acordo com funcionários do mercado, a medida foi adotada porque as fotografias com flash, tiradas por alguns turistas, incomodam os intermediários da venda de atum e haverá uma maior aglomeração na área próximo ao Ano Novo, devido a um aumento nas operações de comércio de atum.
No entanto, os turistas poderão visitar normalmente os restaurantes da área.
Na realidade, as autoridades japonesas de pesca estão preocupadas que as fotos de milhares de transações de atum-azul ilustram o quão grande é realmente a exploração do comércio destes peixes.
O atum-azul está caminhando para a extinção, e isso se traduz em aumento da demanda do peixe no Japão.
Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB