Notícias

ISSB realiza Curso de Ações de Salvamento de Animais Marinhos em Derrames de Petróleo em Tramandaí (RS)

Por Rodrigo Marques, Coordenador voluntário do Núcleo Regional RS do Instituto Sea Shepherd Brasil

O Núcleo RS do Instituto Sea Shepherd Brasil realizou, nos dias 10 e 11 de agosto, o Curso de Ações de Salvamento de Animais Marinhos em Derrames de Petróleo, em Tramandaí, município do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Recentemente, Tramandaí foi palco de um extenso derrame de petróleo, em janeiro de 2012, onde voluntários do ISSB estiveram presentes e acompanharam todo o processo. A necessidade de capacitar pessoas para situações emergenciais, como a ocorrida em janeiro de 2012, fica evidente. Os gaúchos, cientes dessa necessidade, compareceram em bom número, vindos de diversas partes do Rio Grande do Sul.

Simulação de salvamento de golfinho em sala de aula. Foto: Rodrigo Marques/ISSB

As aulas, ministradas pela bióloga Francine Maciel e pela acadêmica de biologia, Priscila Kiscporski, foram divididas em duas partes: teóricas e práticas.

O curso foi ministrado no auditório da prefeitura e contou com o suporte incondicional dos seus funcionários. Os alunos formaram equipes e puderam vivenciar a dinâmica envolvida em um momento de crise: foi simulado um resgate de um animal em perigo, na beira da praia. Nesta atividade, os alunos enfrentaram situações e adversidades que encontrariam em um episódio de resgate real.

“Foi gratificante ver o empenho das pessoas. Mesmo com a baixa temperatura e ventos fortes, eles participaram até o final da atividade e saíram-se muito bem”, comenta Rodrigo Marques, coordenador do Núcleo RS.

Simulação de salvamento de golfinho em sala de aula. Foto: Rodrigo Marques/ISSB

Simulação de salvamento de golfinho na praia. Foto: Rodrigo Marques/ISSB

Fim da simulação na praia. Foto: Rodrigo Marques/ISSB

A expectativa é que, com mais este curso de capacitação concluído, novas equipes sejam formadas e possam auxiliar em situações de emergência.