Destaque, Notícias

ISSB promove limpeza nos Molhes da Barra de Laguna/SC

O Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo de Voluntários de Santa Catarina, organizou uma limpeza nos Molhes da Barra de Laguna/SC em parceria com a Associação de Surf de Laguna. Fato inusitado que durante a limpeza, apareceram voluntários da CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A ) que trouxeram sacos de lixo que vinham recolhendo após sua campanha de conscientização, feito próximo ao local.

Foto: ISSB/SC

Foto: ISSB/SC

A limpeza concentrou-se no lixo não natural, ou seja, nos plásticos e derivados. Recolheu-se muitas garrafas e copos plásticos, preservativos, bitucas de cigarro, embalagem de salgadinhos, fraldas descartáveis, absorventes, e até sobras de rituais religiosos.

Apesar da limpeza a praia ainda ficou com aspecto de “suja”, pois o próprio rio, quando há chuvas torrenciais (que vem ocorrendo na região), carrega muita matéria orgânica proveniente da vegetação ao longo de suas margens. Foram muitos galhos, troncos e folhas, que foram deixados na areia para seguir seu curso natural no ciclo da vida.

Ao todo foram recolhidos 8 sacos de lixo de 100 litros, numa extensão de 200 metros de praia a partir do canto esquerdo dos Molhes, local onde há a pesca artesanal com o auxílio dos botos (golfinhos de laguna).

Foto: ISSB/SC

Foto: ISSB/SC

Foto: ISSB/SC

“Fizemos o que foi possível fazer, com o número de voluntários que tínhamos e nos orgulhamos muito disto”. Comenta Hugo Malagoli, Diretor Voluntário do Núcleo de SC.

Para as próximas ações em Laguna contaremos com participação de ONGs locais, potencializando as ações em prol da vida marinha, que é nosso foco principal.

Agradecimentos especiais à todos voluntários que puderam participar.