Notícias

ISSB presente no I Simpósio de Ecossistemas do Espírito Santo

Por Maria Cristina Valdetaro, voluntária do Grupo de Apoio do ES ao Instituto Sea Shepherd Brasil

O Grupo de Apoio ao Instituto Sea Shepherd Brasil do Espírito Santo participou no dia 10 de maio do I Simpósio de Ecossistemas do Espírito Santo, realizado em Vitória, na FAESA (Faculdades Integradas Espírito Santenses).  O evento contou com a participação de mais de 100 inscritos, entre alunos, professores e  profissionais da área.

Maria Valdetaro abordando sobre conservação e a importância dos oceanos na vida de todos os seres. Foto: Grupo de Apoio ES

O Espírito Santo possui uma imensa riqueza paisagística, representada por uma variedade de ecossistemas, como as formações marinhas, os manguezais, as restingas das planícies costeiras, as matas de tabuleiros, as matas da encosta atlântica, as matas de altitude, a vegetação rupestre dos “pães de açúcar” e os campos de altitude acima dos 2.000 metros na Serra do Caparaó, além da maior diversidade marinha, situada em Guarapari.

Estudantes e professores de Biologia e áreas afins marcando presença. Foto: Grupo de Apoio ES

A realização de um evento para tratar de um assunto tão precioso, que é a riqueza dos ecossistemas capixabas, representa não só uma oportunidade de estreitar laços entre pesquisadores atuantes na região com os principais grupos de pesquisa do Estado, mas também trazer à comunidade científica informações sobre o status de conservação do Espírito Santo, além de estimular a valorização da nossa diversidade de fisionomias, onde a riqueza da fauna, flora e da paisagem é notável.

Thiago Barrack falando sobre as principais campanhas da Sea Shepherd no Brasil e no mundo. Foto: Grupo de Apoio ES

Sabendo que dentro destes ecossistemas inclui os marinhos, o Grupo de Apoio do ES ao Instituto Sea Shepherd Brasil esteve presente para dar ênfase à preservação e conservação marinha, e divulgar a instituição, abordando temas como conservação marinha, principais problemas enfrentados, o que é a Sea Shepherd, onde e como atua, com o objetivo de despertar nos participantes a vontade de ajudar a preservar e cuidar dos nossos oceanos, além de agregar mais capixabas ao grupo.

O evento foi um sucesso, e é gratificante para os membros do Grupo de Apoio do ES poder disseminar informações. Agradecemos aos organizadores pelo convite, e aos participantes pela interação e novos conhecimentos!