Notícias

ISSB presente na XV Jornada Biológica da FURG em Rio Grande (RS)

 

Por Rodrigo Marques, Coordenador Regional do Núcleo RS do Instituto Sea Shepherd Brasil.

Entre os dias 02 e 06 de dezembro o Instituto Sea Shepherd Brasil esteve presente na XV Jornada Biológica do curso de Ciências Biológicas da FURG em Rio Grande. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Biologia (CABio), foi realizado no CIDEC-Sul do Campus Carreiros. Dentre as atividades oferecidas estavam palestras, mini cursos, apresentação de trabalhos científicos, concursos de fotografia e uma confraternização ao final do evento.

Exposição de fotografias - Foto: CABio


O ISSB esteve representado pelo biólogo e Coordenador Regional do Núcleo RS, Rodrigo Marques que, através da apresentação de uma palestra com duração de 2 horas, abordou diferentes assuntos referentes às ações regionais, nacionais e internacionais realizadas pela instituição, a questão da matança de golfinhos na enseada da morte (Taiji/Japão), a proibição do turismo de observação embarcado de baleias (TOBE) em Santa Catarina/SC também foi abordado, onde todas as irregularidades cometidas pelas operadoras de turismo e a falta de fiscalização das mesmas foram expostas e discutidas e, ainda dentro das ações, foram apresentadas as campanhas em defesa dos tubarões no Brasil, como a Operação Marco Zero em Recife/PE, que desarticulou os grupos anti tubarões da Praia de Boa Viagem e a simulação de uma apreensão de barbatanas de tubarões com a colocação de um container no centro de Porto Alegre e em Torres/RS, no litoral norte do estado.

Início da Palestra: " ISSB - Programa de estudos e conservação da vida marinha". Foto: CABio

 

Apresentação das campanhas na Antártida em defesa das baleias. Foto CABio

                                                                                                  

Durante a palestra foi possível observar diversas reações dentre os presentes, que vão desde repúdio, a partir de um vídeo mostrando a matança de golfinhos em Taiji, como de entusiasmo, quando as ações da Sea Shepherd foram apresentadas, seguidas de seus resultados. Isso pôde ser confirmado ao final da palestra, onde diversas pessoas expuseram suas ideias e o desejo de fazer parte dessa luta contra os crimes ambientais que assolam nosso país. É com uma enorme satisfação que o Núcleo Regional do RS recebe estas novas pessoas, principalmente aquelas que foram capacitadas pela nossa equipe técnica durante o curso de ações para salvar animais marinhos em derrames de petróleo em Tramandaí no mês de setembro deste ano. Aquilo que a Sea Shepherd sempre desejou será realizado por esses acadêmicos, que são novas equipes de resgate de animais marinhos sendo formadas e atuando por todo o litoral brasileiro.

Finalizando a palestra com respostas sobre as questões da proibição do avistamento de baleias em SC e a pesca desenfreada de tubarões em Recife/PE. Foto CABio


Em uma visão mais ampla, não poderia faltar uma observação a respeito da organização. O CABio conduziu a Jornada da melhor forma possível e, com toda a certeza, o ISSB foi muito bem recebido pelos anfitriões e somos muito gratos pelo convite, convite este que partiu de um dos organizadores, o acadêmico de biologia André Colferai. Fica aqui o nosso agradecimento aos organizadores pela forma que nos receberam e, especialmente, às acadêmicas Daniela Machado, Isis Simões, Juliana Aguiar e Ana Paula Tavares Costa que citaram o nome do ISSB como um dos possíveis convidados a participar da Jornada Biológica.

Organizadores da XV Jornada Biológica da FURG. Foto CABio

Uma lição que ficou após estes dias foi a de que estamos neste mundo para partilhar ideias e unir forças contra aqueles que não respeitam as gerações futuras, que acreditam que os recursos naturais são ilimitados e, em alguns casos, seguem destruindo impunemente esse patrimônio importantíssimo para a vida no planeta que são os oceanos e sua biodiversidade.

 

 

Back to list