Destaque

ISSB PARTICIPA DE PROJETO SOCIAL NA PENÍNSULA DE MARAÚ (BA)

Por Rodrigo Marques, Coordenador Regional do Núcleo RS do ISSB

O ISSB recebeu um convite para participar de uma atividade desenvolvida pelo Centro Cultural da Península de Maraú (BA) e organizado pela educadora ambiental Manu Stucchi. O projeto tem como objetivo envolver crianças locais nas questões ambientais da região. Cada uma delas confeccionou uma placa informativa (vidro, plástico, papel, etc.) utilizando material reciclado para ser usada nas lixeiras da cidade. Além de identificar o tipo de resíduo, as placas continham o nome e a idade de cada criança.

Criação das placas. Foto: Rodrigo Marques

Placas concluídas. Foto: Rodrigo Marques

Fixação das placas nas lixeiras. Foto: 13 Sul

Durante o dia as crianças participaram de atividades lúdicas e de muita conscientização ambiental. Uma limpeza de praia foi realizada e os resíduos coletados foram separados para posteriormente serem usados na montagem de uma baleia jubarte, em frente à embaixada da Sea Shepherd, na Escola de Mergulho 13 Sul, na Bahia.

Educadora ambiental Manu e o aluno Rodrigo com os resíduos coletados. Foto: Rodrigo Marques

Embaixada da Sea Shepherd na Bahia. Foto: Rodrigo Marques

“O ISSB já estava na Península desenvolvendo o projeto EducaMar em Ação e foi uma enorme satisfação poder unir forças com um grupo engajado nas questões ambientais. Além da montagem da baleia a partir dos resíduos, a Sea Shepherd está certificando as crianças através de um treinamento de Guardiões Mirins”, afirma Rodrigo Marques, Coordenador Regional do Núcleo RS (ISSB).

Segundo Nadja, integrante da equipe da escola de mergulho 13 Sul, “o projeto tem seu valor e importância dentro da comunidade de Barra Grande, pelo fato de ter envolvido as crianças e ter passado a mensagem da quantidade de lixo que se encontra na praia”. O projeto EducaMar em Ação do ISSB será desenvolvido até o dia 20 de janeiro, na Península de Maraú.