Destaque, Notícias

ISSB na Semana do Meio Ambiente em São Leopoldo/RS

Em 1972,  na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente em Estocolmo na Suécia, foi recomendado que em 5 de junho fosse comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Para a Sea Shepherd essa é uma data muito importante, porém, com todo nosso trabalho em andamento, não há muito a ser comemorado. O Instituto Sea Shepherd Brasil está em atividade desde 1999 lutando contra crimes ambientais em toda a costa brasileira e o que encontramos ao longo do processo é desanimador.

Além do trabalho de monitoramento, fiscalização e denúncia, outro pilar da instituição é a educação. Somente através do conhecimento e da compreensão de que devemos preservar nosso planeta é que poderemos salvar o que resta dos ecossistemas ameaçados por aqueles que não entendem que os recursos não são infinitos. Dessa forma, todos os anos a instituição participa de atividades voltadas a educação ambiental, buscando conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância dos oceanos e a fauna marinha para a saúde do planeta.

Início da palestra institucional. Foto: Francine Maciel.

Expondo a "pesquisa não letal" desenvolvida no Japão. Foto: Francine Maciel.

 Esse ano a Sea Shepherd esteve no Colégio Gustavo Schreiber em São Leopoldo no Rio Grande do Sul promovendo um ciclo de palestras para alunos de diversas faixas etárias destacando principalmente as questões de pesca predatória, matança de animais para abastecer a indústria do entretenimento (parques marinhos) e a vergonha em que se encontra nosso litoral devido ao descarte criminoso de lixo nas praias. O resultado foi muito positivo, percebemos o enorme potencial da criançada e a cada slide da apresentação ficou evidente a preocupação dos pequenos em relação aos oceanos. Uma semente foi plantada e temos certeza que com a competência e dedicação dos professores desta escola muitas novidades surgirão por ai e com certeza teremos novos Guardiões do Mar lutando a favor dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Trabalho de reciclagem desenvolvido pela Professora Francine com seus alunos.Foto: Rodrigo Marques.

Slide onde mostra a crueldade com animais em Parques Marinhos. Foto: Francine Maciel.

Agradecemos a forma como fomos recebidos pelos alunos e professores do Colégio Gustavo Schreiber e em especial à Professora Francine Maciel, que também é membro do ISSB, pelo convite.