Notícias

ISSB ministra o Curso: “Ações para salvar animais marinhos em derrames de petróleo” em Porto Alegre (RS)

Por Rodrigo Marques, Coordenador Regional  do Núcleo RS do Instituto Sea Shepherd Brasil

A demanda por pessoas capacitadas para auxiliar em resgates de animais petrolizados vem crescendo nos últimos anos. O ISSB, através de sua equipe técnica, está fazendo o seu papel e capacitando um número significativo de pessoas no Brasil inteiro, com a finalidade de maximizar as chances de sobrevivência destes animais em situações de extrema urgência como são nos casos de derrames de petróleo.

Professora Priscila ministrando a parte teórica do curso. Foto: Rodrigo Marques

Nos dias 6 e 7 de dezembro mais um grupo foi capacitado a atender essas demandas. O curso foi realizado no Jardim Botânico de Porto Alegre com as aulas teóricas sendo ministradas no auditório do Centro de visitantes pela Bióloga Francine Maciel e a acadêmica de Biologia Priscila Kiscporski e, logo em seguida, contou com uma simulação de como seria uma cena de um desastre ambiental deste porte. Durante a simulação os alunos puderam vivenciar os obstáculos durante todo o processo de resgate de animais, podendo assim, aplicar o que foi estudado anteriormente na aula teórica.

A aula prática do curso foi realizada às margens de um lago no Jardim Botânico. Foto: Rodrigo Marques

 

Mais uma turma capacitada pela equipe técnica do ISSB. Foto: Rodrigo Marques

O desejo do ISSB é de que mais pessoas capacitem-se, organizem-se em equipes e, principalmente, auxilie os órgãos competentes neste momento crítico, onde a agilidade e o conhecimento fazem toda a diferença no que diz respeito a sobrevivência de um animal em risco de morte diante de um desastre que, infelizmente, está aumentando com a imensa exploração deste recurso que é o petróleo no Brasil.