Destaque

ISSB APRESENTA A SUA EMBAIXADA NA BAHIA

Por: Rodrigo Marques, Coordenador do Núcleo RS

O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) conta com diversos apoiadores em todo o Brasil e, alguns destes, são nomeados como embaixadores do mar (pessoas) ou embaixadas do Instituto (empresas). As embaixadas do ISSB possuem o mesmo perfil e defendem a mesma causa, auxiliando os voluntários no desenvolvimento de projetos e ações.

A 13 Sul – Escola de Mergulho, abriu as suas portas para que o ISSB pudesse realizar o projeto EducaMar em aÇão, com as crianças de Barra Grande – Península de Maraú, na Bahia. Foram 20 dias de ações e treinamentos onde o ISSB teve a oportunidade de conhecer melhor o cotidiano da empresa e reforçar essa parceria com a equipe da escola.

Embaixada ISSB - Escola de mergulho 13 Sul Foto: Rodrigo Marques

A rotina de trabalho da escola começa cedo, as 7h da manhã e vai até as 22h. Durante o dia a equipe realiza mergulhos com pessoas credenciadas, realiza batismos (mergulho introdutório com auxílio de um instrutor) e aplica as provas práticas com os futuros mergulhadores. O que chama a atenção na escola é a enorme preocupação com ecossistema marinho e isso fica evidente quando conversamos com as pessoas que fazem parte da equipe. O proprietário da escola, Eduardo Lazzarin, é biólogo e um membro ativo na comunidade de Barra Grande, faz parte do Conselho do Meio Ambiente e está envolvido com as questões ambientais da cidade.

Alan e Victor retornando de mais um mergulho. Foto: Rodrigo Marques

Embarcação 13 Sul. Foto: 13 Sul

Para o representante do ISSB, o Biólogo Rodrigo Marques, “esses dias na Embaixada do ISSB foram muito produtivos, pude trocar diversas ideias e conhecer melhor a característica da escola. Durante os 20 dias de projeto, tive a oportunidade de conversar muito sobre as questões ambientais da região e, principalmente, sobre o turismo de baleias embarcado (TOBE) e pude perceber a preocupação do Eduardo nessa questão. A escola promove o turismo em alto mar para a observação da baleia jubarte e propôs algumas mudanças na atividade, como a diminuição do tempo de permanência junto aos animais. Ficou evidente que a preocupação da escola em relação ao bem estar das baleias é prioridade.”

O ISSB apoia o turismo embarcado e reconhece que essa é uma ferramenta de educação ambiental muito importante para a preservação se desenvolvida de forma correta e não colocando em risco a integridade dos animais.

Eduardo desenvolvendo trabalhos de Educação Ambiental nas Escolas. Foto: 13 Sul

O que mais chamou a atenção durante o projeto foi a forma como cada um dos membros da equipe se colocaram a disposição da Sea Shepherd. É uma grande satisfação poder contar com a experiência de cada uma dessas pessoas que vivem no mar e para o mar. São exemplos como esses que tornam o trabalho mais fácil, já que estamos na linha de frente em diversas situações onde a vida marinha, na maioria das vezes, não é levada em conta.

As limpezas de praia são desenvolvidas pela Escola com as crianças locais. Foto: 13 Sul

O ISSB gostaria de agradecer o apoio e dedicação dessas pessoas. Nossos sinceros agradecimentos a equipe 13 Sul, Léo, Adriano, Alan,Victor, Zuza, Dona Thelma, Eduardo e Nadja.

Back to list