Notícias

Instituto Sea Shepherd e GMES participam de evento da CMAS Brasil

Por Gisele Pontes, voluntária de Comunicação e Marketing do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo Rio de Janeiro

Dia 26 de agosto de 2012, uma ação de limpeza na orla da Praia da Urca foi organizada pela CMAS (Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas). Através de um convite do nosso parceiro Claudio Ferreira, do GMES – Grupo de Mergulho Estácio de Sá, o Núcleo RJ do Instituto Sea Shepherd Brasil esteve presente.

Foto: Eduardo Bracony Piu

Parte de nosso grupo de voluntários realizou limpeza subaquática, com cada mergulhador tendo um dupla em terra para suporte no recolhimento do lixo encontrado, além de limpar toda área das pedras que formam o costão.

Foto: Flávio Mark Longaray Ramires

A Praia da Urca é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, mas infelizmente não existe estrutura para receber o grande número de banhistas que a frequenta, e quem sofre com isto é o ecossistema marinho, pois no local existe uma parede de pedras que as pessoas usam como banco para apreciar a vista e mesa para descansar pratos e copos.

O mar está situado um nível abaixo e grande parte dos frequentadores acaba por utilizá-lo para descartar guardanapos, pratos de papelão, canudos etc.

Enquanto os mergulhadores faziam a limpeza no mar, outros voluntários fizeram trabalho de Educação Ambiental na tenda da Sea Shepherd. As crianças conheceram os animais e aprenderam sobre preservação da vida marinha.

Foto: Flávio Mark Longaray Ramires

Foto: Flávio Mark Longaray Ramires

Foi realizada uma exposição de quadros pintados por atletas-deficientes. A Escola de Mergulhadores (Off Shore) do SESI/SENAI expôs seus equipamentos profissionais e realizou palestras no local e a Seleção Brasileira de FotoSub também fez uma exposição de fotos campeãs.

Foto: Eduardo Bracony Piu

A atividade no mar nos rendeu uma quantidade impressionante de lixo. Em apenas 01:30h de mergulho, retiramos mais de 150kg de lixo.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

A recompensa veio em seguida, quando uma tartaruga nos surpreendeu, nadando calmamente nestas águas tão castigadas, como se estivesse agradecendo pelo trabalho.

O Grupo de Mergulho Estácio de Sá, com 17 voluntários no evento, comandados pelo Instrutor Cláudio Ferreira cumpriu seu papel, e o Núcleo RJ da Sea Shepherd espera poder colaborar sempre na luta pela conservação e preservação dos oceanos e da vida marinha.

Foto: Maraguary Ribeiro Santos