Destaque, Notícias

INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL PRESENTE NO SEA SHEPHERD INTERNATIONAL SUMMIT 2014 – A ORGANIZAÇÃO QUE VIROU UM MOVIMENTO

Por Guilherme Pirá (Voluntário ISSB e SSCS) e Sofia Graça Aranha (Embaixadora do Mar – ISSB)

O Primeiro Encontro Internacional da Sea Shepherd (Sea Shepherd International Summit) aconteceu entre os dias 20 e 23 de Junho em uma bela propriedade privada cercada de vida selvagem e paz, em Woodstock, no estado de Vermont, Estados Unidos, propositadamente no solstício de verão do hemisfério norte, onde tivemos o dia mais longo do ano.

Propriedade em Woodstock, Estados Unidos, onde o evento aconteceu. Foto: Guilherme Pirá/ Sea Shepherd

Lá, tivemos a oportunidade de interagir com diretores, funcionários, capitães, líderes de campanhas e mais de 200 voluntários de todos os lugares do mundo, inclusive com o Capitão Paul Watson, fundador da Sea Shepherd Conservation Society (SSCS). Foram três dias de apresentações muito informativas e discursos extremamente inspiradores.

Sofia Graça Aranha, Capitão Paul Watson e Guilherme Pirá. Foto: Sea Shepherd

Primeiro Encontro Internacional da Sea Shepherd Conservation Society (Sea Shepherd Summer Summit). Foto: Sea Shepherd

O principal motivo desse encontro era mostrar que a Sea Shepherd tomou proporções tão grandes que deixa de ser uma organização para virar um movimento, que só é possível por causa da paixão que os voluntários têm em lutar pela vida nos oceanos. De acordo com o Capitão Paul Watson, “Não conseguimos viver nesse planeta com oceanos mortos. Se os oceanos morrerem, nós morremos”.

Capitão Peter Hammarstedt, Capitão Alex Cornelissen e Capitão Paul Watson. Foto: Guilherme Pirá/ Sea Shepherd

Para começar este final de semana histórico, representantes do povo Moicanos (Mohawks), das Seis Nações Iroquesas, fizeram uma emocionante cerimônia de abertura com canções nativas e presentes para proteger todos os envolvidos nas operações da Sea Shepherd pelo mundo. Os Moicanos são grandes admiradores dos esforços da Sea Shepherd porque também entendem a importância de respeitar a natureza e lutar por ela. Nos dias seguintes, participamos de diversas atividades, como workshops e apresentações sobre a proteção dos tubarões, as campanhas da Sea Shepherd pelo mundo, a importância da mídia no ativismo, veganismo saudável, a demonstração do uso de um drone, assim como uma caminhada guiada pela floresta, dentre outros assuntos que deixaram os participantes focados na organização o tempo todo. Entre as apresentações e workshops, as refeições veganas da cozinheira Laura Dakin do Navio da Sea Shepherd Steve Irwin (SSS Steve Irwin) mantinha todos muito bem alimentados. Foi um evento altamente inspirador que só contribuiu para o desejo desse movimento crescer ainda mais e continuar trazendo resultados positivos para a proteção da vida marinha.

Representante do povo Moicano (Mohawks). Foto: Gary Stokes/ Sea Shepherd

Caminhada guiada para conhecer a natureza local. Foto: Guilherme Pirá/ Sea Shepherd

Fomos representando o Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) e fizemos contatos que nos ajudarão a proteger a nossa vida marinha. Infelizmente aqui, como em muitos outros países, nossos governos não têm interesse político, nem econômico para fazer isso, cabendo aos indivíduos apaixonados e criativos realizar esse trabalho.

 “Conheci muitas dessas pessoas durante as operações da Sea Shepherd, onde estamos em campo lutando para defender a vida nos oceanos, e o clima é bem tenso. Reencontrá-los aqui, nesse lugar lindo e com sorrisos nos rostos é como conhecer novamente as mesmas pessoas. Isso me dá mais força para continuar a luta”. Guilherme Pirá

“O Capitão Paul Watson pra mim é sem dúvida nenhuma o herói desse século e me sinto honrada em fazer parte dessa organização/movimento. Foi maravilhoso participar desse evento e poder conhecer pessoalmente Shepherds que eu só conhecia através das mídias sociais, pessoas que, assim como eu, lutam pela proteção da vida marinha. Tenho certeza que esse é o primeiro de muitos eventos que estão por vir”. Sofia Graça Aranha

Veículo recreativo da Sea Shepherd (Sea Shepherd RV). Foto: Guilherme Pirá/ Sea Shepherd