Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil participa do 1° Fórum Regional do Mar, em Torres (RS)

O Instituto Sea Shepherd Brasil participou do 1° Fórum Regional do Mar, em Torres (RS).

Núcleo RS presente no Fórum do Mar, em Torres (RS)

O evento, realizado entre os dias 30/05 e 01/06, pela Prefeitura Municipal de Torres, com a organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação dos Surfistas de Torres (AST), nas dependências da ULBRA Torres, reuniu órgãos públicos, entidades governamentais, terceiro setor e sociedade civil com o objetivo de abordar e debater as questões relacionadas ao meio ambiente costeiro e encontrar soluções para desenvolver as cidades litorâneas de maneira sustentável.

Núcleo RS presente no Fórum do Mar, em Torres (RS)

Este encontro foi bastante frutífero para o Instituto Sea Shepherd Brasil, que foi representado pelo Núcleo RS. Na oportunidade, nossos voluntários alinharam parcerias, apoios, troca de informações e conhecimentos, que serão vitais para o desenvolvimento do trabalho do Instituto.

Núcleo RS presente no Fórum do Mar, em Torres (RS)

A Coordenadora Operacional do Núcleo RS, Cathy Souto, no dia 1° de junho, subiu até o palco principal do evento e falou a respeito do trabalho da ONG, situação das praias do Litoral Norte e desenvolvimento sustentável do turismo litorâneo gaúcho.

Núcleo RS presente no Fórum do Mar, em Torres (RS)

“Nosso objetivo é buscar a preservação ambiental através de ações práticas. Não falamos em salvar, nós salvamos. Não falamos que vamos fazer, nós fazemos. Durante este ano percorremos diversas cidades do Litoral Norte, realizando limpeza da praia, ações de conscientização da comunidade local e veranistas, monitoramos nossa costa, no intuito de identificar a pesca ilegal, além de outras ações diretas. Ainda temos grandes problemas de infraestrutura, porém não podemos deixar que estas dificuldades impeçam o nosso trabalho. Acompanhamos diretamente o trabalho da Brigada Militar Ambiental, visualizamos sua falta de equipamentos e estrutura para fiscalizar nossas praias. A Educação básica é primordial para nos conscientizarmos do problema na costa e solucioná-lo. Precisamos nos unir para salvarmos e estimularmos o crescimento sustentável do turismo na nossa costa”, destacou Cathy.

Núcleo RS presente no Fórum do Mar, em Torres (RS)