Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil participa de mutirão de Educação Ambiental e Limpeza Subaquática na Praia Vermelha – Urca (RJ)

Sábado, dia 11 de agosto de 2012, o Instituto Sea Shepherd Brasil integrou a REAMAR – Rede de Educação Ambiental Marinha, em evento realizado na Praia Vermelha, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

A REAMAR é um projeto que reúne diversas ONG’s, associações e instituições interessadas em um bem comum: A Preservação dos Mares e Oceanos.

Foto: Flávio Mark Longaray Ramires

A ideia é realizar mutirões de educação ambiental e limpeza do fundo do mar em eventos mensais, alternando-se a Praia Vermelha com a Praia da Urca, situadas no mesmo bairro.

Com 10 (dez) mergulhadores do Núcleo RJ do Instituto Sea Shepherd Brasil equipados pela operadora de mergulho Mar do Mundo, realizamos uma coleta de lixo subaquática no costão direito da Praia Vermelha, retirando uma quantidade considerável de lixo. Foram encontradas pilhas, velas de motor automotivo, latas de refrigerante, anzóis e linhas, pedaços de rede abandonadas, um pneu de carro, etc.

Foto: James Donohue

Em nossa tenda, recebemos crianças para uma lúdica brincadeira de colorir desenhos de animais marinhos com pequenas mensagens voltadas para a educação ambiental, afinal, elas representam o futuro e devem começar a criar uma consciência ecológica desde cedo.

O Projeto Águas Limpas do Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael realizou uma exposição de imagens do lixo encontrado na Baia de Guanabara e contribuímos com fotos que demonstravam o dano que o microlixo causa aos animais marinhos.

Foi realizada uma pesquisa com os frequentadores da praia, em que os participantes receberam instruções sobre como descartar adequadamente resíduos, objetivando conduzir a população para o descarte seletivo.

O evento teve cobertura da mídia, o que é importante para sensibilizar a população, além de valorizar e preservar um dos mais importantes cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.

Foto: Flávio Mark Longaray Ramires

No curto espaço da Praia Vermelha encontramos 02 redes de espera colocadas a 50 metros da arrebentação. Esperamos no próximo evento da REAMAR, a se realizar no dia 01 de setembro na Praia da Urca, poder contar com maior apoio das autoridades de fiscalização para coibir as ilegalidades que estiverem ocorrendo no local.

O Núcleo RJ tem promovido ações de coleta de lixo subaquático em algumas localidades do Estado do Rio de Janeiro. Sempre que temos oportunidade, buscamos levar conscientização através da ação direta.