Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil participa de mais um evento da REAMAR

Por Luiz André Albuquerque, Diretor Regional Voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo Rio de Janeiro

No dia 08 de dezembro de 2012, o Núcleo Rio de Janeiro do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) participou de mais um evento da REAMAR – Rede de Educação Ambiental Marinha, iniciativa coletiva na busca por uma mudança de comportamento através de ações de conscientização.

Retornando com o evento à Praia Vermelha, no bairro da Urca, as instituições integrantes da rede, além da conscientização ambiental em relação aos resíduos sólidos abandonados na praia pelos banhistas, e que acabam no mar, também realizaram diversas atividades, como oficinas de reutilização de material reciclável (INEA), oficina de nós náuticos (Projeto Grael), oficina de sustentabilidade (Instituto Moleque Mateiro), etc.

Foto: ISSB

Na tenda do Instituto Sea Shepherd Brasil foram expostas fotos do impacto do lixo na fauna marinha, que chamaram a atenção dos banhistas, e divulgada a campanha em defesa dos tubarões, alertando a necessidade de preservação destes animais para o equilíbrio dos oceanos.

Foto: ISSB

Os voluntários realizaram atividades de desenho e pintura, com as crianças presentes, que aprenderam de forma lúdica os efeitos do lixo na praia, suas consequências para os animais marinhos e a necessidade de protegê-los, despertando a consciência ambiental.

Foto: ISSB

O grupo “Chegando de surpresa”, da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), animou o evento com um samba-enredo abordando o tema proposto pela REAMAR.

Foto: ISSB

Infelizmente, em meio ao evento festivo, uma tartaruga marinha foi encontrada morta, presa em uma rede de espera, utilizada comumente na localidade por pescadores, o que causou comoção em alguns banhistas e tristeza nas crianças.

Foto: ISSB

 

Foto: ISSB

A REAMAR teve uma grande e positiva receptividade dos banhistas e dos moradores do bairro e continuará com sua proposta de trabalho em 2013.

Foto: ISSB