Instituto Sea Shepherd Brasil, Movimento Lagoa Limpa e a Colônia de Pescadores Z-24, realizam ação ambiental em Saquarema (RJ)
Por Gisele Pontes, Coordenadora Comunicação Voluntária Regional do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro
Sábado, 16 de março, o Núcleo Carioca do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), com apoio do Movimento Lagoa Limpa, da cidade de Cabo Frio (RJ) e da Colônia local de Pescadores Z-24, realizou o evento denominado “3º Abraço a Saquarema”. Foram realizadas atividades educativas e esportivas, como a limpeza na Ilha do Gato e uma limpeza subaquática em pequena parte da Lagoa de Saquarema, além de passeio de barco e slackline.
Saquarema é uma cidade situada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sediando costumeiramente diversos campeonatos de surf na Praia de Itaúna, que é conhecida como o “Maracanã do Surf”.
As atividades iniciaram-se às 09:00 horas da manhã. Os voluntários dividiram-se em dois grupos, um seguiu em um barco guiado pelos pescadores para limpeza da ilha do Gato e outro grupo realizou a limpeza sob a ponte e na orla da Praça dos Pescadores.
Comumente, a Ilha do Gato retém parte do lixo urbano que é lançado pelos frequentadores de festas que são realizadas em casas comerciais e particulares situadas a beira da lagoa, além dos resíduos deixados pelos visitantes de Saquarema.
- Foto Movimento Lagoa Limpa
Encontramos muitos resíduos descartados em grande parte por pescadores de final de semana, que passam boa parte do tempo sob a ponte, pescando e ali deixam uma série de itens, como sapatos, roupas, caixas de leite, sacos plásticos e garrafas. Encontramos muitos cacos de vidro, que apresentam um grande perigo para a criançada que se diverte na lagoa.
A nossa equipe fez distribuição de mudas para os participantes do evento, buscando incentivar o plantio destas mudas em suas residências.
Mesmo contando com divulgação nas escolas e em alguns meios de comunicação da cidade, o evento teve a participação de poucos moradores, o que nos leva a crer que mesmo depois de 04 (quatro) ações em Saquarema, poucas pessoas realmente se importam com a questão ambiental e a educação das gerações futuras.