Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil, Movimento Lagoa Limpa e a Colônia de Pescadores Z-24, realizam ação ambiental em Saquarema (RJ)

Por Gisele Pontes, Coordenadora Comunicação Voluntária Regional do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro

Sábado, 16 de março, o Núcleo Carioca do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), com apoio do Movimento Lagoa Limpa, da cidade de Cabo Frio (RJ) e da Colônia local de Pescadores Z-24, realizou o evento denominado “3º Abraço a Saquarema”. Foram realizadas atividades educativas e esportivas, como a limpeza na Ilha do Gato e uma limpeza subaquática em pequena parte da Lagoa de Saquarema, além de passeio de barco e slackline.

Saquarema é uma cidade situada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sediando costumeiramente diversos campeonatos de surf na Praia de Itaúna, que é conhecida como o “Maracanã do Surf”.

Foto: Raphael Jordão
Foto: Raphael Jordão

As atividades iniciaram-se às 09:00 horas da manhã. Os voluntários dividiram-se em dois grupos, um seguiu em um barco guiado pelos pescadores para limpeza da ilha do Gato e outro grupo realizou a limpeza sob a ponte e na orla da Praça dos Pescadores.

Comumente, a Ilha do Gato retém parte do lixo urbano que é lançado pelos frequentadores de festas que são realizadas em casas comerciais e particulares situadas a beira da lagoa, além dos resíduos deixados pelos visitantes de Saquarema.

Foto Movimento Lagoa Limpa

Encontramos muitos resíduos descartados em grande parte por pescadores de final de semana, que passam boa parte do tempo sob a ponte, pescando e ali deixam uma série de itens, como sapatos, roupas, caixas de leite, sacos plásticos e garrafas. Encontramos muitos cacos de vidro, que apresentam um grande perigo para a criançada que se diverte na lagoa.

A nossa equipe fez distribuição de mudas para os participantes do evento, buscando incentivar o plantio destas mudas em suas residências.

Mesmo contando com divulgação nas escolas e em alguns meios de comunicação da cidade, o evento teve a participação de poucos moradores, o que nos leva a crer que mesmo depois de 04 (quatro) ações em Saquarema, poucas pessoas realmente se importam com a questão ambiental e a educação das gerações futuras.

Para alegrar o dia, tivemos jogos educativos, slackline e oficina de pintura para criançada.
No período aproximado de duas horas de ação, foram encontrados 112 kg de lixo.